Expectativa da inflação de acordo com banco central em março de 2021 era de 4,71% mas fechou nos 6,10%, em abril avançamos para 6,76%, neste mês de maio o IPCA 15 que tem tem por objetivo medir a inflação de um conjunto de produtos e serviços comercializados no varejo apresenta aumento de 0,44% no acumulado de 12 meses já alcança 7,27%.
Mas a pergunta que fica a economia brasileira está em pleno crescimento? Esta inflação é nossa?
Observem o gráfico da expectativa do PIB de acordo com relatório trimestral divulgado pelo banco central em março de 2021.
O boletim Focus divulgou expectativa de crescimento de 3,52% em 24/05, diversas casas de análise projetam crescimento acima dos 4%.
A recuperação do mercado de trabalho de acordo com Caged que também considera a mão de obra formal está bem distintos da PnadC que considera apenas os com carteira assinada.
As admissões, desligamentos e saque do FGTS avançam na mesma direção causando mais incertezas, apesar das admissões serem superiores aos demais indicadores.
Mas vamos para a realidade do país de acordo com o Boxe de projeções para evolução de crédito.
Observem a linha verde (Pessoa Física – Habitacional) que aponta o crescimento na concessão de crédito imobiliário, porém o gráfico também mostra a redução do crédito captado por pequenas, médias e grandes empresas, assim como o consumo das pessoas físicas.
Para melhor esclarecer vamos analisar a mobilidade e a confiança do consumidor.
Está bem clara que tanto a mobilidade que impacta principalmente a cadeia de transporte, devido a redução do deslocamento da população que consequentemente impactam os setores de turismo, aéreo, terrestre, serviços dentre outros setores da economia inclusive o varejo.
Respondendo a pergunta a economia brasileira está em pleno crescimento?
Tanto o consumo quanto a aquisição de crédito por empresas estão reduzido, com ressalva do setor imobiliário.
Esta inflação é nossa?
O fraco crescimento do PIB brasileiro nos últimos anos é do conhecimento de todos que é sustentado pelo agronegócio que mantém nossa balança comercial positiva, respondido se esta inflação é nossa.
Todos estes componentes apontam para o aumento da taxa de juros no país, como informado no início desta matéria, o banco central informou que tenderá a se estabilizar na considerada zona-neutra na casa dos 6,5% , mas como irá se comportar o Sr. Mercado de acordo com Gram e Buffet ” O maníaco depressivo”.