A Prefeitura de Diadema foi às ruas entre fevereiro e março deste ano para conhecer melhor quem são as pessoas em situação de rua do município e o que elas mais precisam. Foi descoberto que de cada quatro moradores nessa situação, três são de fora da cidade. Em sua maioria homens negros com no máximo o ensino fundamental completo, o censo encontrou até pessoas com diploma universitário vivendo nas ruas.

No entanto, ao contrário do que muitos imaginam, essa população não foi parar nas ruas apenas por problemas com drogas, mas principalmente por conflitos familiares e por falta de trabalho. 90% das pessoas abordadas possuem familiares e a maioria ainda mantém contato com suas famílias.

“O objetivo deste estudo foi conhecer nossa população em situação de rua, a fim de garantir uma proteção integral a esses cidadãos”, explicou a vice-prefeita e secretária de Assistência Social e Cidadania, Patty Ferreira. “A partir daí, será possível planejar e implantar novas ações e estratégias de atendimento, fortalecendo as intervenções municipais junto a este público.”

Acesso aos serviços e pandemia

Na pesquisa, foi constatado que a maioria desta população está sem trabalho e aponta a pandemia como uma das causas desse desemprego. Por outro lado, 63% informam que não encontram dificuldades em acessar os serviços públicos, 78% já frequentaram o Centro Pop e a maioria tem acesso a benefícios e albergues.

O Centro Pop, como é chamado o Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua, reabriu na semana passada em novo endereço, muito mais amplo e com mais serviços. Os frequentadores recebem orientação e acolhimento com assistentes sociais, educadores sociais e psicólogos, cursos profissionalizantes, orientação para retirada de documento, ingresso em programas sociais, incentivo a voltar a estudar, dentre outras ações.

Também contam com acesso a banheiro e chuveiros, café da manhã, almoço, uso de guarda-volumes, ligação telefônica, área de atividades coletivas com televisor, serviço de lavanderia, espaço para guarda de carrinho de coleta de recicláveis, canil e espaço pet.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.