Neste sábado (29), Dia D de vacinação contra a gripe, Santo André, Ribeirão Pires e Diadema imunizaram, juntas, 4,26 mil pessoas. A ação é uma iniciativa pactuada regionalmente pelo Grupo de Trabalho (GT) Saúde, do Consórcio Intermunicipal ABC. Até o fechamento da matéria as demais cidades da região não haviam divulgado o número de vacinados.
Em Santo André a ação imunizou 2.002 pessoas, entre gestantes e puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos de idade ou mais e professores das escolas públicas e privadas.
“Ampliar a adesão à vacinação contra a gripe é proteger a nossa gente, evitando complicações respiratórias que podem evoluir para casos de Covid-19. A vacina salva vidas e queremos imunizar toda a nossa gente. Por isso, a adesão é tão importante. E destinar um dia exclusivo para isso só destaca esta prioridade“, pontuou o prefeito Paulo Serra.
Segundo o secretário de Saúde, Márcio Chaves, a proteção contra o vírus da Influenza é muito importante para evitar complicações mais graves da gripe, principalmente neste momento em que se aproxima o período de inverno. “Quando combatemos o vírus da Influenza, estamos contribuindo para diminuir as complicações, internações e as infecções causadas pela gripe. Isso ajuda no diagnóstico da Covid-19 e na diminuição do acesso aos equipamentos hospitalares, portanto, ficamos com mais tranquilidade para poder fazer o diagnóstico de coronavirus e poder fazer o uso das instalações para covid”, explicou o secretário de Saúde.
A Prefeitura de Ribeirão Pires informou que 1561 pessoas foram vacinadas neste sábado (29). Segundo a administração municipal, os idosos acima de 60 anos foram o grupo que mais compareceu aos postos de imunização, com 76% dos vacinados. Em seguida, os trabalhadores de saúde, com 153 pessoas imunizadas e depois as crianças com 136. A lista é completada com professores, gestantes e puérperas, que juntos somam outras 84 pessoas.
De acordo com a prévia da Secretaria de Saúde de Diadema, foram imunizadas 703 pessoas até as 13 h neste sábado. Até agora foram vacinadas 22.562 pessoas durante a campanha. A previsão é que sejam protegidas aproximadamente 143 mil pessoas contra a Influenza até o final da campanha, que segue até 9 de julho.
Para a secretária municipal de Saúde, Rejane Calixto a vacina da gripe é eficaz e contribui para diminuir os casos graves e até as internações por Influenza. “Precisamos aumentar a adesão a essa campanha de vacinação. Além do benefício individual, ela traz o coletivo que é a redução da circulação do vírus. Tenho certeza que a população de Diadema vai atender nosso chamado e garantir a imunização”, ressaltou.
Covid-19
O Ministério da Saúde não recomenda que seja feita a aplicação das vacinas contra a Covid-19 e contra a Influenza conjuntamente. A pasta orienta que as pessoas que estiverem nos grupos prioritários procurem se vacinar antes contra a Covid-19. Especialistas recomendam um intervalo de pelo menos 14 dias entre a imunização contra coronavírus e a vacina contra a gripe.
Pessoas infectadas com a Covid-19 ou que receberam alta há menos de 28 dias não poderão tomar a vacina contra a Influenza.