Após três semanas consecutivas de que­da no número de mortes por covid-19, o  ABC  voltou a registrar trajetória ascendente de óbitos pelo novo coronavírus, segundo o painel da Funda­ção Sis­tema Estadual de Aná­lise de Dados (Sea­de), com ba­­­se em informações da Se­­cre­­­taria de Estado da Saú­de.

Concomitantemente ao aumento no número de mortes, o  de ca­sos de co­vid-19 teve alta de 50,0% na 24ª se­­ma­na epide­mioló­gica, para 4.884. Com isso, a mé­dia diária de diagnós­ticos subiu para quase 698, contra 465 nos sete dias anteriores.

A 24ª se­mana epidemio­ló­gica deste ano terminou no último sábado (19) com 203 óbitos por covid-19 no ABC. O total é 16,0% superior ao apu­rado nos se­te dias anterio­res, quan­­­do fo­ram re­gis­trados 175 óbitos. A semana terminou com mé­­dia mó­­vel de 29 mortes diá­rias nas sete cidade, contra 25 no período an­terior.

Análise

A análise se­manal é a mais indicada pa­ra avaliar a evolução da pandemia, uma ve­z que eli­mina as distorções observa­das nos nú­meros dos feriados e fins de semana, quando os dados acabam represados.

O número de casos fun­cio­na como espécie de “indi­ca­dor antecedente” da pande­mia, já que eventual alta na curva de contágio pode representar, mais adiante, au­mento na quantidade de in­ternações e, depois, óbitos.

Info Tracker

Dados da plataforma Info Tra­cker  mostram que a ta­xa de ocupação dos leitos de Uni­dade de Terapia Intensiva (UTI) para covid-19 na região  vol­tou a cair na última se­­mana. Nesta segunda-feira (21), o indicador estava em 68,3%, contra 74,0% apurados uma semana atrás. Na mesma comparação, a ocupa­ção em leitos de enfermaria recuou de 55,2% para 47,0%.

Até esta segunda-feira, os sete município do ABC haviam aplicado 1,215 milhão de doses de vacinas contra a covid-19, das quais 876,9 mil primeiras doses e 338,1 mil segundas doses.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.