Na edição anterior “O Fim da Pandemia” Parte 2 – MidLarge Caps abordamos as empresas de maior captação do Ibovespa, nesta edição abordaremos as Small Caps, ou seja as empresas de menor captação, onde grandes investidores e fundos não investem devido ao seu volume de negociação, pois se investirem grande volume nestas empresas distorcem o preço tendendo a corrigir e voltar a sua normalidade e por não conseguirem se desfazer de uma grande posição sem derrubar o preço.
Apesar de existirem diversos fundos de SmallCaps os gestores devem controlar o volume aplicado para que não ocorram estas distorções, onde para o pequeno investidor não há estas barreiras. Outra particularidade das Small Caps é que estas empresas podem crescer mais rápido que as grandes empresas e consequente seus preços, deixando estas oportunidades para os pequenos investidores e fundos menores.
Apesar de algumas empresas serem pouco conhecidas nem sempre são empresas pequenas e desconhecidas, na Carteira Teórica das Small Caps temos empresas como Burger King (BBRK3), International Meal Company (MEAL3), Azul Linhas Aéreas (AZUL4), Banco Panamericano (BPAN4), Banco BMG (BMGB4), Camil Alimentos (CAML3), Cia Hering (HGTX3), CIELO (CIEL3), CVC Brasil(CVCB3), Cogna (COGN3), antiga Kroton, dentre outras, basta acessar o link Carteira Teórica das Small Caps para conferir sua composição.
Observando o gráfico abaixo em Maio deste ano ocorreu o rompimento dos preços de 2020 e neste mês renova sua máxima aos 3204 pontos.
Mas a pergunta que fica: até onde o Índice das Small Caps subirá? Esta pergunta apesar do “Fim da Pandemia” nenhum analista sã e consciente cravaria este ponto, como o mercado antecipa os acontecimentos o índice já pode ter sido precificado, mas o que devemos analisar quais são as perspectivas das empresas do índice onde algumas empresas não se recuperaram pós pandemia principalmente os setores de educação, turismo e serviços.
Na educação a Cogna (COGN3) está muito distante dos preços de 2020 como observamos no gráfico abaixo:
A Cogna (COGN3) antiga Kroton que cresceu fortemente com a expansão do crédito estudantil através do FIES diversificou do mercado universitário e realizou diversas aquisições pelo país como rede de colégios do ensino médio, mas ninguém imaginava que em 2020 sofreríamos com a pandemia, uma coisa é certa em momento de crise cortamos viagens, troca de carro, gastos desnecessários mas a escola do filho é a última que mudamos, em contra partida os adultos podem trancar suas matrículas ou mesmo adiar o ingresso a universidade se depender do emprego para custear a mensalidade.
Outro setor fortemente impactado foi o de turismo o gráfico da CVC Brasil (CVCB3) nos mostra que seus preços estão nos níveis de 2017 conforme abaixo:
No gráfico podemos observar também que o indicador OBV que demonstra o saldo volume está bem alto indicando que os compradores estão retendo o ativo em suas carteiras, o indicador RSI apesar de apontar para sobre compra em 2016 e 2017, também apontavam a sobre compra mas os preços não corrigiram, pelo contrário continuaram a subir com mínimas correções, mas com o advento da internet você vai à uma loja para comprar um pacote ou usa a internet para consultar as possibilidades?
E para finalizar esta edição abordamos o setor de serviços que também sofreu muito com a pandemia como é o caso da MEAL3, dona das redes Graal, Pizza Hut e KFC que não recuperou seu preço de 2013 em 2020 e agora em 2021 está bem distante dos preços de 2020 como observamos no gráfico abaixo:
Mesmo com o ” Fim da Pandemia” para Meal3 também não se recuperou da crise, apesar das recentes aquisições está no embate judicial sobra a marca KFC que apesar de ser a menor das redes que administra parece travar seu preço.
O importante destas 3 edições de ” O Fim da Pandemia” é entender que os índices Ibovespa, MidLarge Caps e Small Caps são compostos por empresas ou seja, nem sempre representa a realidade das empresas, pois tem empresa que sobe muito, outras pouco e outras caem, saber definir em qual empresa vai investir demanda análise fundamentalista, análise qualitativa e principalmente quais as perspectivas futuras das empresas.
Nos siga nas redes sociais e não perca na próxima semana no Cenário Econômico do JW News falaremos sobre FISS Fundos Imobiliários
Se este conteúdo foi útil compartilhe para sempre continuarmos a oferecer informação e notícias gratuitas a você leitor.
Esta matéria assim como os estudos gráficos não são recomendações de compra ou venda, servindo apenas de caráter informativo