Fonte: https://www.formula1.com
Na semana passada foi no Grande Prêmio da Estíria; esta semana, Max Verstappen esteve imparável no Grande Prémio da Áustria disputado na mesma pista. E o piloto da Red Bull disse que estava “surpreso” com o desempenho de seu carro neste fim de semana, pois venceu à frente de Valtteri Bottas e levou o ponto bônus da volta mais rápida.
Verstappen conquistou a pole position por apenas 0,048s sobre Lando Norris no sábado, mas hoje ele deu uma demonstração de domínio, afastando-se após o reinício precoce do Safety Car (para a aposentadoria de Esteban Ocon ), disputando duras na volta 32 e depois na volta 60 para ganhar sua 15ª vitória na carreira por 18 segundos.
Questionado sobre como se sentiu após a corrida, ele respondeu: “Incrível para ser honesto. O carro estava sobre trilhos. Quer dizer, em cada conjunto de pneus que colocamos, foi realmente agradável de dirigir e, sim, muito louco. Estou um pouco surpreso com a forma como hoje foi; Eu não esperava que fosse assim”, afirmou
“Trabalho incrível de todos para entregar algo assim. Claro, quando você vai para o fim de semana, todo mundo o vê como o favorito, mas nunca é fácil sempre entregar o que fizemos hoje. Um grande esforço de toda a equipe e também da Honda – acho que todo o pacote dessas duas semanas, especialmente aqui, foi incrível”, complementou.
Além do mais, o líder do campeonato conquistou sua quinta vitória da temporada diante de uma vasta gama de fãs vestidos de laranja que trouxeram uma atmosfera incrível e elétrica ao circuito doméstico da Red Bull, enquanto a F1 corria diante de uma casa cheia pela primeira vez desde 2019.
Ele acrescentou: “Além do carro, acho que melhoramos em comparação com o fim de semana passado – fizemos algumas coisas para tentar fazer com que dure um pouco melhor na corrida e acho que isso foi demonstrado hoje. E o que foi muito agradável de ver foram todos os fãs de volta, ver aquela multidão – definitivamente sentimos falta daquela atmosfera ao redor da pista – com tantas pessoas ”.
O holandês deu atenção especial ao desempenho de seu carro e disse que não esperava tanta melhora para o GP da Áustria – antes de pedir que sua equipe repetisse esse desempenho na próxima rodada do Grande Prêmio da Inglaterra em duas semanas.
“Definitivamente, esta semana ele [o carro] estava melhor”, disse. “Precisamos ter certeza de que todos os fins de semana estamos de volta lá em cima e precisamos ter certeza de que basicamente usamos todo o potencial do carro. Quer dizer, tínhamos um bom carro aqui na Áustria; foi muito dominante, mas precisamos ter certeza de que em Silverstone estaremos lá novamente e é isso que vamos analisar agora, para ter certeza de que somos muito competitivos lá. Estou gostando, mas também estou muito focado no resto da temporada. Ainda é muito tempo e ainda falta muitos pontos para somar ”, concluiu.
Verstappen deixa a Áustria com uma vantagem de 32 pontos no campeonato sobre Lewis Hamilton, enquanto a Red Bull somou 34 pontos para estender sua liderança para 44 pontos sobre a Mercedes – com a corrida em casa de Hamilton a seguir.