O Estado de São Paulo imunizou, até o momento, apenas 44,9% do público-alvo para a vacina da gripe. De um total de 13,4 milhões de doses da vacina Influenza enviadas ao estado para a campanha de vacinação, cerca de 8,4 milhões foram aplicadas. No último sábado (4), Ministério da Saúde ampliou a vacinação da gripe para toda a população acima dos seis meses de idade. A partir de agora, os gestores locais podem definir qual a melhor forma de organizar e estender a imunização em cada município.

A campanha conta com mais de 80 milhões de doses de vacinas Influenza produzidas pelo Instituto Butantan. Cerca de 79 milhões de brasileiros fazem parte do público-alvo, que foi contemplado em três etapas. É importante reforçar que ainda dá tempo de se vacinar. Então procure um posto de saúde mais próximo e se vacine contra a gripe. Em todo o Brasil, a pasta já distribuiu mais de 73 milhões de doses de vacinas influenza – mais de 34,5 milhões já foram aplicadas.

Público prioritário

A escolha dos grupos prioritários considera as pessoas que podem desenvolver formas mais graves da doença e a preocupação é ainda maior no inverno.

Fazem parte do grupo: pessoas acima dos 60 anos, professores, crianças de seis meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades e outras condições clínicas especiais, com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, membros das forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade e população privada de liberdade.

Como duas campanhas de vacinação da gripe e da covid-19 estão acontecendo ao mesmo tempo, a orientação do Ministério da Saúde é para que a vacinação contra o coronavírus seja priorizada nos grupos prioritários.

Assim, a população-alvo da vacinação contra gripe e que ainda não recebeu doses contra a covid-19, deve receber antes a vacina Covid-19 e fazer o agendamento da aplicação da vacina influenza, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias entre elas.

Para se vacinar, é simples: vá até uma unidade de saúde levando a caderneta de vacinação e um documento com foto, para que os profissionais de saúde localizem o cadastro no sistema de informação. No entanto, não ter a caderneta de vacinação em mãos não é impeditivo para tomar as vacinas ofertadas pelo Ministério da Saúde.

Todo o andamento da vacinação contra a gripe pode ser acompanhado pela plataforma LocalizaSUS.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.