O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (16) pelo prefeito Orlando Morando, na companhia do secretário de Segurança Urbana, Coronel Carlos Alberto dos Santos, e do deputado federa Alex Manente, responsável pela indicação de emenda parlamentar ao Governo do Estado de São Paulo, que será utilizada na aquisição das novas bases.
“A aquisição das bases móveis é mais uma etapa do nosso plano de renovação da frota da GCM. Quando assumimos, São Bernardo tinha cerca de 20 veículos velhos. Após planejamento, adotamos o modelo de locação e agora possuímos cerca de 50 viaturas de modelos novos. Daremos mais um importante passo neste processo de renovação com a aquisição das bases móveis que possuem tecnologia de ponta, garantindo mais conforto e segurança para nossos guardas municipais”, destacou Morando.
Segundo Manente, a emenda para aquisição das bases soma-se a outros recentes investimentos destinados para cidade nas áreas da Saúde e Infraestrutura e, de modo geral, servirá para reforçar as melhorias na Segurança da cidade. “A GCM de São Bernardo está revitalizada e essa atuação do governo nos dá segurança de trazer este recurso para termos as novas bases móveis, que são fundamentais para dar agilidade aos guardas em suas operações”, pontuou Manente.
Atualmente, a Guarda Civil Municipal conta com quatro bases móveis modelo Mercedes-Benz Sprinter. Os veículos foram entregues pelo prefeito Orlando Morando em 2017, após remanejamento das viaturas, que antes estavam em outros departamentos.
Segundo os guardas ambientais, após o patrulhamento aéreo identificar os crimes, profissionais de campo da corporação foram até o local indicado, situado em área de difícil acesso, próximo à Rua Vale Fundo, onde foi constatada a construção irregular em terreno de 270 metros quadrados. Para acessar o local, os agentes fizeram uma trilha de cerca de 300 metros, possivelmente, criada pelos envolvidos na construção.
No local, além dos sinais de desmatamento, foram encontrados diversos materiais de construção, dentre eles um trator, tijolos, areia, vigas, além de uma piscina que estava sendo instalada no local. Uma embarcação também foi apreendida no local. Três pedreiros que executavam a obra estavam durante o flagrante. O profissional responsável pelo grupo foi detido e encaminhado para a Delegacia de Investigação de Infrações e Crimes contra o Meio Ambiente (Dicma), onde prestou depoimento e indicou o possível responsável pela construção.
O município mantém o sistema de vacinação em seis postos avançados, sendo um deles em sistema drive-thru, no Paço Municipal (Praça Samuel Sabatini, 50, Centro) e os demais sem a necessidade do veículo: no Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib (Avenida Kennedy, 1.155, Parque Anchieta), no Ginásio Poliesportivo do Jardim das Orquídeas (Estrada do Poney Club, 90, Alvarenga), Ginásio Poliesportivo do Riacho Grande (Rua Marcílo Conrado, 210, Riacho Grande), no Clube dos Meninos (Av. Caminho do Mar, 3222, Rudge Ramos) e Centro Esportivo do Jardim Lavínia (Av. Capitão Casa, 1.500, Jardim Lavínia), todos com funcionamento das 8h às 12h e das 13h às 17h.