Um incêndio atingiu área de mata do Parque Estadual do Juquery, localizado entre as cidades de Franco da Rocha e Caieiras, na região metropolitana de São Paulo. O parque abrange 2 mil hectares de área, com vegetação de cerrado. O incêndio espalhou fuligem por diversos bairros da Grande São Paulo, dentre os quais municípios do ABC.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, quatro caminhões com água foram encaminhados para combater o fogo. Segundo a prefeitura de Franco da Rocha, a causa inicial do fogo teria sido a queda de um balão na região próxima ao Parque do Juquery. Os gestores do parque afirmam que o fogo já atingiu os três setores do parque e se alastrou por mais de 1 mil hectares, o que corresponde a metade da sua área total. As chamas também atingiram parte do cerrado no bairro Nova Era, em Caieiras, segundo a Agência Estado.
Baixa unidade do ar
A tarde de domingo começou com sol forte e temperatura em ascensão na capital paulista. De acordo com as estações meteorológicas do Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo, os termômetros marcaram 28°C em Perus, na zona norte e 27°C em São Mateus, na zona leste. A umidade relativa do ar nesses locais foi de 28% e 31%, respectivamente.
Com base no monitoramento feito pela equipe do CGE, às 11h30, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC), decretou estado de atenção por baixa umidade do ar em toda a capital paulista.
De acordo com o CGE, até a próxima quinta-feira a massa de ar seco e quente sobre os estados do Sudeste e Centro-Oeste continua impedindo o avanço de frentes frias. Com isso o predomínio é de sol, calor e baixa unidade do ar na cidade de São Paulo.
A segunda-feira (23) será ensolarada, quente e seca na região metropolitana da capital paulista, com os termômetros oscilando entre a mínima de 15°C e a máxima de 30°C. Na terça-feira (24), o cenário se repete e o calor aumenta, com a madrugada registrando mínima de 16°C e tarde com máxima de 32°C.
*Com agências