A Prefeitura de Santo André vai iniciar nesta sexta-feira (3) a vacinação suplementar contra Covid-19 em idosos com mais de 90 anos que residem em instituições de longa permanência. Esses munícipes receberam a primeira dose da vacina em janeiro e já estavam com o quadro vacinal completo.

O município segue liderando a vacinação no ABC e é a primeira cidade da região metropolitana a iniciar o reforço da vacinação contra o coronavírus.

“Santo André avança em mais uma importante etapa da vacinação, agora com a dose suplementar para idosos acima de 90 anos. Atingimos mais de 52% da cobertura vacinal na população adulta, com mais de 850 mil doses aplicadas na cidade. Números que têm garantido a queda nos índices de internação e de óbitos decorrentes da Covid-19”, pontuou o prefeito Paulo Serra.

Em paralelo ao reforço do esquema vacinal, o município continua avançando na vacinação da primeira e segunda dose. A  primeira dose da vacinação segue disponível, mediante agendamento, para pessoas de 15 a 17 anos com ou sem comorbidades.

A segunda dose da Pfizer está disponível para pessoas com deficiência, profissionais que atuam na limpeza urbana e profissionais da educação com idade entre 18 e 44 anos. A segunda dose da vacina AstraZeneca está disponível para profissionais da educação, motoristas e auxiliares de transporte coletivo, pessoas com idade entre 18 e 29 anos com deficiência ou que possuam comorbidade.

Além disso, pessoas de 25 a 29 anos sem comorbidades que receberam a primeira dose da Coronavac também podem agendar a aplicação da segunda dose. Todos os munícipes deverão, obrigatoriamente, apresentar comprovante de residência, CPF, documento de identidade e comprovante da primeira dose.

São Bernardo

A Prefeitura São Bernardo antecipou novamente o calendário de vacinação contra a covid-19 com o início da aplicação da terceira dose em idosos de 85 anos ou mais, em domicílio, a partir deste sábado (4). De acordo com o Plano Estadual de Imunização (PEI), o início da aplicação do reforço seria iniciado apenas na próxima segunda-feira (6) para pessoas acima dos 90 anos.

De acordo com o prefeito Orlando Morando, a vacinação ocorrerá nos mesmos moldes do início da campanha, quando as famílias de idosos acima de 85 anos foram contatadas pelas equipes de Saúde para agendamento das visitas e aplicação da vacina em domicílio. “A terceira dose será aplicada para todos nesta faixa etária, que estejam com ciclo vacinal completo há pelo menos seis meses”, reforçou.

 A terceira dose será ofertada a estes grupos de forma heterogênea, conforme explicou o secretário de Saúde, Geraldo Reple Sobrinho. “Utilizaremos os imunizantes da Pfizer e Astrazeneca. Nesta faixa etária, a maioria foi vacinado com a Coronavac. Para a terceira aplicação não há necessidade de usar a vacina do mesmo fabricante das demais, por isso as pessoas podem ficar tranquilizadas, isso está previsto e certificado pela Anvisa”, detalhou.

Demais grupos

No momento, estão sendo vacinados os adolescentes de 15 a 17 anos sem comorbidades, bem como os remanescentes dos demais grupos já contemplados pelo PEI.  Para os grupos abaixo de 85 anos, o cadastro e agendamento para o recebimento das doses são obrigatórios e estão disponíveis no site da Prefeitura (www.saobernardo.sp.gov.br/web/coronavirus) e no app SBC na Palma da Mão. Também é necessário preencher os dados no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br), do Governo do Estado.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.