A Fundação Florestan Fernandes (FFF), instituição profissionalizante mantida pela Prefeitura de Diadema, participa da campanha alusiva ao mês de prevenção ao suicídio – Setembro Amarelo – com o projeto “Muito Mais Amor Pela Vida”.
Para a campanha, a Florestan programou diversas ações voltadas à criação de um mundo mais saudável, incentivando a prática do amor, da valorização da vida, do respeito e da autoestima no enfrentamento das problemáticas existenciais.
“Entendemos que a reflexão e a discussão sobre assuntos acerca deste tema são ferramentas capazes de mudar um cenário tão preocupante que engloba pessoas no Brasil e no mundo”, diz o diretor pedagógico da Florestan, Rubens Filho.
Palestras interativas, rodas de conversa sobre bullying, cyberbullying, ansiedade e depressão formam a programação de ações, que são destinadas aos colaboradores, educadores, alunos e a toda a comunidade. Além disso, prevê-se discussão, entre os alunos dos diversos cursos da Fundação Florestan Fernandes, sobre questões de gênero, raça e mundo do trabalho em relação ao risco de suicídio, dando visibilidade à comunidade discente através da construção de murais, trabalhos e depoimentos.
Segundo a psicóloga da FFF Kátia Freitas, o suicídio é considerado um fenômeno complexo, multifacetado, que necessita da implicação de várias forças, unidas, pensando estratégias de intervenção e valorização à vida. “A escola é um espaço privilegiado para se debater a temática, quebrando, assim, o silêncio que ronda a questão.”
“Ressaltamos que é um projeto contínuo, que perpassará todo o ano letivo, proporcionando aos nossos colaboradores, alunos e familiares a prática de atitudes que demonstrem amor ao próximo e transformem comportamentos, fortalecendo as relações de respeito e a busca do significado da vida”, afirma o presidente da FFF, Manoel Eduardo Marinho.
AÇÕES POSITIVAS
Como parte da programação, em todas as sextas-feiras do mês são realizadas ações pontuais, cada uma delas intitulada “Sexta da Vida”.
Neste dia 10/9, por exemplo, representantes da Florestan e de polos educacionais parceiros fizeram campanhas de conscientização perto de semáforos, portando faixas com mensagens.
Uma das faixas dizia: “Às vezes, um coração em silêncio grita por ajuda. Ouça mais, seja gentil e não desista de ajudar”. Outra faixa ressaltava o papel importante que todos podem desempenhar na prevenção ao suicídio: “Vamos ser um instrumento de combate a esse problema terrível que afeta o mundo. Lute pela vida valorizando a vida”.
As ações prosseguem até o fim do mês e mais informações podem ser obtidas na página da Fundação Florestan Fernandes: www.florestan.org.br.
Fonte:Fundação Florestam