Nessa semana, de 20 a 26 de setembro, será realizada a 15ª edição da Primavera dos Museus, organizada anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). E o Museu do Futebol, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, preparou o lançamento de um documentário para integrar o cronograma do evento, cuja temática de 2021 é “Museus: Perdas e Recomeços” e propõe reflexões sobre os museus como espaço de convergência da experiência humana e reencontro com a história.
Na próxima segunda (20), às 19h, estreia no canal do Museu do Futebol no YouTube o documentário “Jogando em casa: nossas memórias do isolamento”, que apresenta relatos dos profissionais da instituição sobre o período de isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus e quais foram os principais desafios do trabalho remoto.
A programação do Museu do Futebol na Primavera dos Museus também inclui uma atividade do Núcleo Educativo de interação com o público. Os educadores irão coletar respostas para a pergunta “Como você representaria, com uma única imagem, uma perda e um recomeço?”, que servirão de ponto de partida para reflexões e produção de novos conteúdos para o site da instituição. As respostas serão coletadas por meio das redes sociais de terça (21) a sexta (24), e presencialmente no espaço do museu no sábado (25) e domingo (26), de 9h a 17h.
A 15ª Primavera dos Museus conta com 680 instituições participantes, que vão oferecer mais de 1.700 atividades para o público em todo o Brasil. A programação completa inclui outras atividades como shows, teatros, seminários, exposições, cinemas, visitas mediadas, debates, lançamentos de livros, festivais e workshops e pode ser conferida no site: http://eventos.museus.gov.br/.
PATROCÍNIO E APOIO
A Temporada 2021 do Museu do Futebol tem o patrocínio do Aché Laboratórios Farmacêuticos, que também patrocina o programa “Museu Amigo do Idoso”. Tem como apoiadores: SporTV/Globo, EMS Farmacêutica, TIVIT, Evonik Brasil e Pinheiro Neto Advogados. A Rádio CBN, UOL, Revista Piauí, Gazeta Esportiva e Guia da Semana são seus parceiros de mídia. O IDBrasil Cultura, Educação e Esporte é a organização social responsável pela sua gestão. A Temporada é realizada pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
A exposição temporária “Tempo de Reação – 100 anos do goleiro Barbosa”, parte da Temporada do Museu e em cartaz até 21/11, conta com patrocínio do SporTV, e com apoio da EMS Farmacêutica por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Tem como parceiro a Poker Esportes e consultoria de conteúdo do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, Coletivo Pretaria e Malik Esporte e Cultura.
Fonte: Museu do Futebol