O Centro de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)/AIDS e Hepatites Virais, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promove no próximo dia 9 de novembro, das 9h às 16h, uma ação de testagem rápida de sífilis na área externa do Quarteirão da Saúde. A ação faz parte da programação da campanha municipal “Novembro Azul – Diadema pela saúde do homem”, que tem como objetivo sensibilizar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina.
“O número de casos de sífilis no Brasil e no mundo são preocupantes e, dentro da programação do Novembro Azul de Diadema, a nossa equipe decidiu realizar uma intensificação da oferta do teste rápido como estratégia de reforço das ações que já vem sendo desenvolvidas em relação à doença. A prevenção e o diagnóstico precoce são medidas importantes para a redução e controle da doença”, alerta a secretária municipal da saúde, Dra Rejane Calixto.
O teste rápido (TR) de sífilis está disponível nos serviços de saúde do Sistema Única de Saúde (SUS), sendo prático e de fácil execução, com leitura do resultado em, no máximo, 30 minutos, sem a necessidade de estrutura laboratorial.
“Os testes rápidos possuem uma tecnologia eficaz e estão disponíveis no SUS. Trazê-lo para essa ação é uma forma de ampliar sua divulgação e, com isso, dar mais acesso à população de Diadema ao serviço. Venham fazer a testagem. O teste rápido é seguro, sigiloso e não querer jejum”, explicou Alexandre Yamaçake, coordenador do Programa de IST/Aids e Hepatites Virais.
Os pacientes diagnosticados com a doença na ação serão encaminhados imediatamente para o serviço especializado em saúde para realizar o tratamento adequado.
Sífilis
A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) de notificação compulsória, curável e exclusiva do ser humano, que pode ser transmitida por relação sexual sem camisinha com uma pessoa com sífilis, ou ainda ser transmitida para a criança durante a gestação ou o parto. É causada pela bactéria Treponema pallidum, que pode permanecer no corpo da pessoa por décadas para só depois manifestar-se novamente.
Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária). Nos estágios primário e secundário da infecção, a possibilidade de transmissão é maior. Se não tratada, pode evoluir para formas mais graves, comprometendo os sistemas nervoso e cardiovascular, inclusive levando ao óbito.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a sífilis atinge mais de 12 milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, segundo dados do Boletim Epidemiológico da doença, divulgado pelo Ministério da Saúde no último mês (http://www.aids.gov.br/pt-br/pub/2021/boletim-epidemiologico-de-sifilis-2021), em 2020 foram registrados no país 115.371 casos de sífilis adquirida em homens e mulheres, 61.441 de sífilis em gestantes e 22.065 de sífilis congênita com 186 óbitos.
Centro de Referência em IST/Aids e Hepatites Virais
O Centro de Referência (CR) é composto por ambulatório especializado em infectologia e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).
O ambulatório realiza atendimentos de pessoas vivendo com HIV/Aids (PVHIV/Aids); crianças expostas (mãe PVHIV); pessoas vivendo com hepatite viral B e C; pessoas com hipótese diagnóstica em infectologia; pessoas com histórico de acidente de trabalho com material biológico e com indicação de TARV; casos de maior complexidade de pessoas com ISTs (infecção sexualmente transmissível); mulheres com patologia do trato genital inferior (NIC) para avaliação, seguimento e tratamento cirúrgico (CAF) e vítimas de violência sexual aguda, além de realizar exames de apoio diagnóstico: colposcopia, peniscopia e anuscopia.
Já o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) em ISTs/HIV/Aids e Hepatites Virais atende sob demanda espontânea, ou seja, sem necessidade de agendamento prévio, de segunda à sexta, das 9h às 16h, com equipe multidisciplinar (psicólogos e enfermeiros) voltada à estratégia para qualidade do diagnóstico e atenção à saúde.
O Programa IST, HIV/Aids e Hepatites Virais é responsável pelas atividades de prevenção às ISTs/Aids no município de Diadema, bem como a testagem rápida, hoje realizada em todas as UBS e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). O CTA funciona no segundo andar do Quarteirão da Saúde, incorporado ao Centro de Referência, em cujo ambulatório ocorrem as consultas clínicas.
O CTA/CR realiza a testagem rápida para HIV, sífilis, hepatite B e C, diariamente, no segundo andar do Quarteirão da Saúde (sala 319), das 9h às 16h, de forma humanizada, respeitosa, realizando o aconselhamento pós-teste, de acordo com as orientações do programa nacional.
Serviço:
Novembro Azul – Ação de Testagem de Sífilis
Dia: 09/11, das 9h às 16h
Local: Quarteirão da Saúde – Avenida Antonio Piranga, 700.