Representantes da indústria e Agência de Desenvolvimento Econômico participaram de assembleia do colegiado

Os prefeitos do Grande ABC receberam, nesta segunda-feira (8/11), representantes das cinco montadoras instaladas na região para debater os principais desafios para fortalecimento da indústria automotiva.

O assunto integrou a pauta da assembleia mensal do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, por sugestão do presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, Aroaldo Oliveira da Silva.

Participaram do encontro Antonio Megale, diretor de Assuntos Governamentais da Volkswagen e vice-presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea); Cristiane Guimarães, gerente de Relações Governamentais da Mercedes-Benz; Gustavo Bonini, diretor de Relações Institucionais e Governamentais da Scania; Thiago Sugahara, gerente de Assuntos Governamentais na Toyota; e Adriano Barros, diretor de Relações Públicas e Governamentais da General Motors.

Um dos pleitos das montadoras é a liberação, pelo Governo do Estado, de um saldo de R$ 6 bilhões em créditos de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) das montadoras do Estado para investir em ferramentarias, por meio do programa Pró-Ferramentaria.

O vice-presidente da Anfavea destacou a importância do diálogo com os prefeitos para a indústria automotiva do Grande ABD resgatar seu protagonismo nacionalmente.

“A injeção desses recursos vai contribuir para recuperar a indústria de ferramentaria do Grande ABC, que sempre teve um papel muito relevante, estimulando a geração de empregos de qualidade e renda para a região”, afirmou Megale.

O presidente da Agência de Desenvolvimento ressaltou a relevância do segmento na região, que conta com cerca de 255 mil trabalhadores na cadeia de produção automotiva.

“Não podemos perder a importância e o simbolismo da indústria automotiva para a região, assim como toda a sua cadeia produtiva”, disse Aroaldo Oliveira.

O presidente do Consórcio ABC e prefeito de Santo André, Paulo Serra, afirmou que a entidade regional fará a articulação com o Governo do Estado para destravar os recursos atualmente retidos.

“O Consórcio ABC vai intensificar o pedido junto ao Governo do Estado para a liberação dos créditos de ICMS. Nosso objetivo é criar um ambiente favorável para a retomada da indústria automotiva do Grande ABC”, disse Paulo Serra.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.