O município de Ribeirão Pires ganhará importante reforço na prevenção ao câncer de mama a partir do dia 16 deste mês, com a chegada da carreta de mamografia, do programa estadual “Mulheres de Peito”, ao município.
O equipamento ficará no Complexo Ayrton Senna (Av. Prefeito Valdírio Prisco, 193) até o dia 23. Serão distribuídas 50 senhas por dia, a partir das 8 horas da manhã, e 25 no sábado (13 de novembro). A previsão é que sejam realizados 325 exames ao final da permanência do equipamento na cidade.
Para o secretário municipal de Saúde, Audrei Rocha, a chegada da carreta reflete a priorização da atual gestão nas questões relacionadas à saúde. “Estamos empenhados na diminuição de todas as demandas da saúde, realizando agora, simultaneamente com a presença da carreta, o mutirão de mamografia no São Lucas, destinado às mulheres que estão na fila de espera. Essas conquistas mostram que a cidade está priorizando também a saúde da mulher”, ressaltou o secretário.
A diretora de enfermagem de Ribeirão Pires, Sandra Brandão, por sua vez, destacou a importância da mamografia e pediu que as mulheres compareçam ao Complexo Ayrton Senna.
“Por meio da mamografia realizamos o rastreamento para identificar o câncer de mama antes mesmo da mulher começar a ter os sintomas. Por isso, é importante que não deixem de comparecer, tanto na carreta, quanto ao mutirão do São Lucas. Cuidar da saúde é fundamental para uma melhor qualidade de vida”, destacou.
Para a realização dos exames é necessário apresentar o pedido médico, comprovante de residência de Ribeirão Pires, além de RG e Cartão SUS. Para mulheres entre 50 a 69 anos é dispensável o pedido médico.
Mutirão no Hospital São Lucas
Simultaneamente, no Hospital e Maternidade São Lucas, haverá o mutirão de mamografia todos os dias da semana, até o dia 23, com exceção do domingo (21). Os exames serão destinados às mulheres que aguardam por um exame no sistema de saúde de Ribeirão Pires. Para este caso, é necessário o contato prévio da central de vagas do município.