Comerciantes contam com tecnologias que envolvem inteligência artificial e aprendizado de máquina para se proteger dos golpistas

Em 2020, os consumidores gastaram 861 bilhões de dólares em compras on-line somente nos Estados Unidos, segundo dados do Departamento de Comércio norte-americano, um aumento de 44% em relação ao ano anterior. O mesmo estudo também descobriu que esta foi a maior taxa anual de crescimento do comércio eletrônico em duas décadas, o triplo do crescimento de 15,1% visto em 2019. O relatório de compras de Natal de 2020 da Salesforce descobriu que houve um aumento de 50% nas compras online durante a temporada de compras de 2019, marcando-a como uma das mais importantes temporadas de compras digitais de fim de ano até hoje. Para os comerciantes online, a mudança impulsionada pela pandemia para as compras digitais cria uma enorme oportunidade de crescimento durante as férias deste ano, mas com isso vem a crescente ameaça de fraude digital.

A Vesta lançou recentemente seu primeiro Relatório de Fraude Global Card Not Present (CNP),com base em dados internos no período do primeiro trimestre de 2020 ao primeiro trimestre de 2021, para fornecer aos comerciantes a informação de quanto os golpistas tentaram roubar, como seus ataques se comparam nos Estados Unidos e no México, os sistemas operacionais usam para realizar transações fraudulentas e como se tornaram mais sofisticados ao longo do tempo. O relatório descobriu que o valor médio em dólares por transação fraudulenta foi o mais alto durante o quarto trimestre de cada ano analisado, indicando que os golpistas eram particularmente agressivos durante as férias.

A aceleração do crescimento dos ecossistemas de pagamento digital é evidente. Segundo a Fingerprints, no México as aberturas de carteiras digitais e o patrocínio de neobancos cresceram 30%. Em julho de 2021, o número de contas bancárias digitais no Brasil ultrapassou 200 milhões e na Colômbia o número de usuários de mobile banking deve aumentar 721%, para 15,6 milhões até 2025. Por sua vez, a proporção de cidadãos sem banco na Argentina caiu 8% entre 2019 e 2020.

À medida que se aproximam as férias, é importante que as empresas tomem precauções extras, especialmente com a proximidade da Black Friday e da Cyber Monday. Os comerciantes precisam implementar soluções sofisticadas de prevenção de fraude para aumentar a confiança do consumidor e proteger seus negócios. É por isso que a Vesta compartilha cinco táticas que podem ajudar os varejistas online a equilibrar uma forte prevenção contra fraudes enquanto mantêm uma experiência de compra excepcional para seus clientes.

Utilização de autenticação 3-D segura

Para adicionar uma camada adicional de proteção contra fraude para transações de cartão de crédito, as empresas adotaram o 3D Secure (3DS), que significa seguro de três domínios, para evitar o uso não autorizado de cartões de crédito em compras online e protegê-los de serem responsáveis por pagamentos fraudulentos com cartão. Depois que um comprador inserir seus detalhes de pagamento online, ele será solicitado a confirmar sua identidade por meio de uma página de autenticação 3DS de seu provedor de cartão para fornecer a senha associada ao seu banco ou um código de autenticação único, que é enviado ao seu celular. Depois que a autenticação é verificada, a transação é aprovada.

O protocolo 3DS fornece um nível adicional de segurança para a empresa e seus clientes, ajudando a evitar que os detalhes do cartão sejam roubados e usados online. Ele também protege contra estornos por transações não autorizadas. Depois que a transação passa pelo processo de autenticação 3DS, a responsabilidade passa do comerciante para o titular do cartão.

Autenticação biométrica

Implementar uma forma de autenticação biométrica no processo de pagamento pode ser uma forma muito eficaz de encontrar o equilíbrio entre a prevenção de fraudes e a preservação de uma ótima experiência de compra. Como a tecnologia biométrica mede as características físicas de uma pessoa para validar a identidade, como impressões digitais ou reconhecimento facial, esse método é difícil de ser contornado por golpistas. Além disso, os consumidores se acostumaram à biometria como método de autenticação e o reconhecimento facial agora é um recurso padrão em smartphones. De acordo com a Pesquisa de Consumidores Móveis de 2018 da Deloitte, quase metade dos consumidores com tecnologia biométrica em seus smartphones a usaram para autorizar uma compra, um aumento de 35% em relação ao ano anterior.

Soluções garantidas contra fraude

À medida que a fraude CNP aumenta e os golpistas se tornam mais ativos em épocas de férias e feriados, torna-se essencial que os comerciantes e empresas encontrem um recurso eficiente para prevenir a fraude, maximizar as aprovações de transações legítimas e fornecer uma experiência excepcional para o cliente, bem como para manter a empresa segura, aumentar a confiança do consumidor e também as receitas.

Políticas de envio e devolução claras

Fornecer aos clientes uma política clara de devolução, troca e reembolso é uma ótima maneira de reduzir o número de disputas de estorno. A recomendação é oferecer aos clientes opções claramente descritas, caso não fiquem satisfeitos com o produto ou serviço. Esta é uma forma eficaz de prevenir um tipo específico de fraude conhecido como “fraude amigável“, que ocorre quando um cliente usa o processo de devolução para obter um reembolso, por engano ou propositalmente. Ter uma política de devolução útil e sem atrito levará a menos “fraudes amigáveis” e a ter clientes mais felizes neste período de descontos e compras de Natal.

Soluções de fraude com inteligência artificial

Para épocas de pico e vendas de grande volume, é aconselhável ter mais do que apenas uma revisão manual das transações e procurar ferramentas baseadas em aprendizado de máquina (machine learning) e inteligência artificial. O aprendizado de máquina se tornou um pilar fundamental no processo de detecção de fraude; modelos sofisticados de aprendizado de máquina podem fazer conexões entre pontos de dados transacionais diferentes que humanos simplesmente não conseguem detectar. A implementação de uma solução baseada em aprendizado de máquina pode fornecer aos clientes uma experiência sem problemas e com altos padrões de segurança.

Com as férias e épocas de descontos se aproximando, a maneira mais eficiente de melhorar a estratégia de prevenção de fraudes para e-commerce é implementar uma solução que possa se adaptar rapidamente às mudanças e melhorar continuamente.

Sobre a Vesta

A Vesta é a única plataforma abrangente de garantia de transações instantâneas para compras on-line que atinge índices de aprovação incomparáveis, oferece uma melhor experiência ao cliente e elimina fraudes para marcas líderes em telecomunicações, comércio eletrônico, viagens e serviços financeiros. Usando aprendizado de máquina apoiado por 25 anos de dados transacionais, a Vesta aumenta as aprovações de vendas legítimas para seus clientes, enquanto elimina estornos e outras formas de fraude digital, reduzindo o custo real da fraude a zero e transferindo 100% da responsabilidade por fraude, incluindo processamento de estorno, para que os clientes possam se concentrar em aumentar as vendas. A empresa está sediada em Portland-OR (EUA), com escritórios em Atlanta, Miami, Irlanda, México e Cingapura. Para obter mais informações, visite www.vesta.io.

Fonte: Sherlock Communications

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