A Prefeitura de Diadema lançou, neste sábado (13), o projeto Rua da Gente, coordenado pela Secretaria de Mobilidade e Transportes, em trabalho conjunto de dez secretarias municipais. O projeto, que agrega os conceitos de Urbanismo Tático e de Ruas Completas (compartilhadas), tem como objetivo estimular a ocupação do espaço público com atividades esportivas e de cultura, fomento ao comércio local, mobilidade urbana e, sobretudo, com segurança.

O evento contou com a participação do prefeito José de Filippi Jr, da vice-prefeita e secretária de Ação Social e Cidadania, Patrícia Ferreira, de secretários municipais, do presidente da Câmara, Josa Queiroz e vereadores. Também estiveram presentes Tiago Klinger, do Instituto Cenários Futuros,  e José Macari, da empresa Arcelor Mittal, parceiros do projeto.

“Em janeiro, logo após a posse, vim visitar o local e percebi pedia uma intervenção maior do que apenas uma obra de recapeamento da via”, afirmou Filippi. “A rua tinha potencial para ser algo maior, que integrasse várias secretarias e imaginamos a via como uma área de lazer para os moradores e moradoras. O projeto que foi lançado hoje (sábado) será um marco  e ampliado para toda a cidade”, complementou.

A iniciativa contou com investimentos de R$ 472.402,85, distribuídos em pavimentação, pintura, iluminação, grafite, dois quiosques fixos, roçada, sinalização vertical e a implementação de cinco câmeras fixas de videomonitoramento e uma móvel com 1.260 metros de fibra ótica e infraestrutura elétrica.

 “As intervenções realizadas no local foram fruto de ampla discussão com os moradores da rua, sendo criada inclusive uma comissão de moradores e membros do governo”, ressaltou a secretária de Planejamento e Gestão, Fátima Queiroz.  

A secretária também ressaltou s futuras ações que serão implementadas  no local, como educação ambiental e intervenções do Programa Revitaliza Diadema (benfeitorias na infraestrutura de núcleos habitacionais). 

Conceito

O programa Rua da Gente agrega os conceitos de Urbanismo Tático e de Ruas Completas (ruas compartilhadas) e traz uma nova proposta de tratamento da paisagem viária urbana, com o propósito de valorizar o principal elemento da mobilidade: a pessoa.

“A Rua da Gente vem com a proposta de ser um espaço compartilhado por todos, pedestres, ciclistas e motoristas, com regras e condições adequadas de convivência pacífica e segura. O prefeito Filippi  indicou pelo menos mais dois espaços que quer que já iniciemos os próximos projetos”, afirmou José Evaldo Gonçalo, secretário municipal de Mobilidade e Transporte e coordenador do Rua da Gente.

Mudanças

Quem visitar a Rua Alfenas logo vai se impressionar com a pintura do solo, que tem duas funções importantes: aumenta a percepção da velocidade do veículo para o condutor e melhora a percepção das distâncias entre os veículos, pessoas e ciclistas.

A proposta tem dois objetivos importantes: reduzir riscos de sinistros de trânsito, especialmente atropelamentos, e dar às pessoas uma noção mais precisa da distância entre elas, fundamental em período em que o distanciamento social é protocolo sanitário.

 
Projeto

Situada na divisa ao Norte do município de Diadema, a Rua Alfenas faz fronteira com o Parque do Estado, que não tem acesso público. Importante conexão com São Paulo e o sistema de transporte coletivo metropolitano, a via é muito utilizada por pessoas que cruzam a fronteira entre os municípios pela passarela sobre a Rodovia dos Imigrantes.

O trecho de cerca de 300 metros, no entanto, sempre apresentou condições muito ruins de circulação, sem pavimento adequado, calçadas apropriadas, iluminação pública e segurança. 

Com ação articulada entre dez secretarias, o trecho da via foi pavimentado e refeita a iluminação, seis câmeras de segurança foram instaladas; intervenções artísticas foram feitas com grafite nos muros dos imóveis do entorno, equipamentos esportivos foram instalados em espaços públicos recuperados e reformados e uma pintura especial foi feita no pavimento, de maneira a sugerir o uso e apropriação do espaço viário pelas pessoas para circulação, mas também para lazer, esportes, cultura e convivência. 

A velocidade veicular foi limitada a 20 km/h e quatro “lombofaixas” foram instaladas para  garantir redução de riscos de acidentes de trânsito. A vigilância por câmeras também garante melhores condições de segurança urbana ao local.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.