430 dias depois, a Stock Car volta ao Rio Grande do Sul para a realização de uma etapa. O final de semana da 11ª e penúltima etapa da temporada acontece em Santa Cruz do Sul (RS), cidade localizada a cerca de 150 quilômetros da capital Porto Alegre. Mais do que o retorno da principal categoria do automobilismo brasileiro ao seu Estado “de origem” (a primeira corrida da história da Stock Car aconteceu na pista de Tarumã em 1979), a etapa marca também a volta do público ao autódromo.
O seletivo traçado de 3.531 metros e 10 curvas não oferece grandes desafios às pastilhas de freio da Fras-le e os discos de freio Fremax, oficiais da Stock Car Pro Series. Os ingressos estão à venda por meio deste link.
O ponto onde é feita a freada mais forte da pista santa-cruzense é o final da reta dos boxes, na qual os pilotos chegam a cerca de 230 km/h e acionam os freios pisando no pedal por cerca de 4,5 segundos. A desaceleração de 1,5G faz os carros reduzirem para 80 km/h no contorno da primeira curva, à esquerda. A redução de velocidade acontece em 190 metros.
O circuito é o palco do penúltimo encontro do ano antes da final, que acontece em 12 de dezembro no circuito de Interlagos, em São Paulo. E a disputa pelo título segue intensa entre Gabriel Casagrande e Daniel Serra. A diferença entre líder e vice era de 16 pontos antes da etapa anterior no Velocitta em Mogi Guaçu (SP); o tricampeão Serra conseguiu descontar três pontos para o adversário e chega ao Sul 13 pontos atrás.
As atividades de pista da Stock Car acontecem no sábado (20) com dois treinos livres e a classificação às 15h30, e no domingo (21) as duas corridas, com largada às 13h10 e transmissão ao vivo por Band, SporTV e canal oficial da Stock Car e AutoVídeos no YouTube.
A FRAS-LE e a FREMAX são as fornecedoras oficiais de pastilhas e discos de freio da categoria, respectivamente, e trabalham em conjunto com as todas as equipes do grid para assegurar o melhor desempenho, segurança, eficiência e confiabilidade. A Fremax é a fornecedora dos discos desde 2004 e a Fras-le, desde 2016.
Fala, piloto!
“A pista de Santa Cruz do Sul não tem pontos de freadas muito fortes, mas sim difíceis e longas, especialmente na curva da Bota e do Bacião. Não é um circuito exigente com os freios em si, mas é importante ter o conjunto equilibrado pois há freadas em descida, e elas são mais difíceis”.
(Sérgio Jimenez, Scuderia CJ, Toyota Corolla, #73)
A pista de Santa Cruz do Sul na ótica da FRAS-LE & FREMAX
“É um circuito que tem uma freada bem forte no final da reta, que é relativamente longa, mas que no geral não exige muito dos freios. Muitas curvas de média velocidade, nas quais o piloto usa o freio, claro, para reduzir um pouco a velocidade, mas principalmente para manter o carro alinhado no traçado para entrar na curva seguinte o mais bem posicionado e rápido possível”.
(André Brezolin, engenheiro de projeto FRAS-LE & FREMAX)
Classificação do campeonato (Top-10)
1º – Gabriel Casagrande – 309
2º – Daniel Serra – 296
3º – Rubens Barrichello – 251
4º – Ricardo Zonta – 251
5º – Ricardo Maurício – 243
6º – Cesar Ramos – 240
7º – Thiago Camilo – 236
8º – Átila Abreu – 213
9º – Allam Khodair – 204
10º – Diego Nunes- 194
11ª Etapa – Stock Car Pro Series 2021
SANTA CRUZ DO SUL (SP)
Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul
Extensão: 3.531 metros
Sentido: anti-horário
Curvas: 10 (3 à direita e 7 à esquerda)
Características técnicas (nível 1 a 5 do menor para o maior):
Abrasividade do asfalto: 3
Força lateral: 2
Nível de exigência dos freios: 3
Pneu mais exigido: traseiro direito
Inauguração: 12 de junho de 2005
Previsão climática: Sol entre nuvens, com chance de chuva somente na noite de domingo. Temperaturas variando entre 14 e 34ºC.
Pole position em 2019*: Julio Campos, 1min19s545
Vencedores em 2019: Julio Campos e Ricardo Maurício
*Última visita da Stock Car a Santa Cruz do Sul
Pilotos que já venceram em 2021
Goiânia: Daniel Serra e Ricardo Maurício
Interlagos: Gabriel Casagrande e António Félix da Costa
Velocitta: Gabriel Casagrande e Lucas Foresti
Velocitta: Rubens Barrichello e Ricardo Zonta
Cascavel: Thiago Camilo e Átila Abreu
Curitiba (misto): Ricardo Maurício e Thiago Camilo
Curitiba (externo): Rafael Suzuki e Átila Abreu
Goiânia (misto): Rubens Barrichello e Ricardo Maurício
Goiânia (externo): Ricardo Maurício em ambas
Velocitta: Guilherme Salas e Thiago Camilo
Programação da Stock Car em Santa Cruz do Sul:
Sábado, 20 de novembro
8h00 – 8h10: Shakedown
9h10 – 9h40: 1º Treino Livre (Grupo 1)
9h50 -10h20: 1º Treino Livre (Grupo 2)
12h10 – 12h10: 2º Treino Livre (Grupo 1)
12h55 – 13h25: 2º Treino Livre (Grupo 2)
15h30 – 16h15: Classificação
Domingo, 21 de novembro
13h40 – Stock Car – corrida 1 (30min + 1 volta)
14h20 – Stock Car – corrida 2 (30min + 1 volta)
Sobre a FRAS-LE:
No mercado há mais de 67 anos e uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a Fras-le, que faz parte das Empresas Randon, é uma marca reconhecida globalmente. Com mais de 12 mil referências nas marcas FRAS-LE & Lonaflex, a empresa coloca ao alcance do consumidor uma linha completa de produtos de fricção da mais alta qualidade, desenvolvidos e testados em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, um dos mais bem equipados do mundo, que conta com laboratórios químico, físico, piloto e o Centro Tecnológico Randon, um centro de testes por excelência.
A empresa expandiu seu portfólio com a aquisição, em 2012, da Controil, que fabrica componentes para freios e embreagens e polímeros automotivos. Em 2018, mais 2.500 referências com a marca FREMAX foram incorporadas ao mix de produtos da FRAS-LE, com a aquisição da empresa, que produz discos, tambores de freios e cubos de roda.
Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge. A FREMAX, desde 2004, também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car, assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock
Recentemente, a FRAS-LE concluiu a aquisição da Nakata Automotiva que, dentre os principais itens estão amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivô e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial.
A Fras-le, seja através das suas aquisições ou no desenvolvimento de materiais mais inteligentes (mais leves, eficientes e com materiais primas mais sustentáveis) tem construído uma plataforma cada vez mais diversa, de itens fricção e não fricção, estando atenta aos movimentos e necessidades do mercado global.
FRAS-LE
Site: www.fras-le.com
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FREMAX:
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