Na madrugada desta sexta-feira(10) hackers invadiram os sites do Ministério da Saúde e deixaram fora do ar. As plataformas DataSUS, Conecte SUS e Painel Coronavírus também foram atingidas pelo ataque. O grupo nomeado Lapsus$ Group assumiu a autoria do ataque e deixou a seguinte mensagem nas páginas:
“VOCÊ SOFREU UM RANSOMWARE
OS DADOS INTERNOS DOS SISTEMAS FORAM COPIADOS E EXCLUÍDOS. 50 TB DE DADOS ESTÁ EM NOSSAS MÃOS.
NOS CONTATE CASO QUEIRAM O RETORNO DOS DADOS.”
Devido ao aviso de ataque Ransomware, presume-se que o governo tenha dificuldades em acessar os sistemas internos pois esse ataque criptografa arquivos.
Diversos usuários estão preocupados nas redes sociais principalmente devido aos dados de vacina terem sumido do aplicativo Conecte SUS. O aplicativo é utilizado como comprovante de vacina para viajar, entrada em locais e eventos. Confira alguns:
Bônus: Sumiram as informações sobre vacinação #Covid19 no ConecteSUS 😱 pic.twitter.com/wxtYjsYab3
— Jeff Nascimento (@jnascim) December 10, 2021
O Ministério da Saúde deve uma resposta urgente à sociedade brasileira sobre o ataque hacker ao ConecteSUS. O que está sendo feito neste momento para retomar o serviço? Quais dados foram copiados? Em que ponto do sistema ocorreu a falha? Quem perpetrou o ataque? A PF investiga?
— Thássius Veloso 🎮 (@thassius) December 10, 2021
Essa notícia é muito grave. Se você acessar agora o ConecteSUS, por exemplo, ele não exibe mais os dados de vacinação contra a covid-19. Isso impossibilita, ao menos momentaneamente, a aplicação do Passaporte da Vacina. A quem isso interessa?
— Fábio Felix 🏳️🌈 (@fabiofelixdf) December 10, 2021
Até o presente momento (9h20) não foi publicada nenhuma nota pelo Governo Federal e/ou Ministério da Saúde e algumas plataformas ainda não voltaram a funcionar.
Por hora a recomendação é de que andem com o cartão de vacinação físico ou aqueles da cidade de São Paulo, conseguem emitir um PDF através do aplicativo do Poupatempo.