Ao menos um paciente morreu no Reino Unido depois de contrair a variante Ômicron do coronavírus, disse o primeiro-ministro Boris Johnson nesta segunda-feira (13).
“Infelizmente, foi confirmado agora que ao menos um paciente morreu com Ômicron”, informou Johnson aos repórteres.
“Então, acho que a ideia de que esta é, de alguma maneira, uma versão mais branda do vírus é algo que precisamos deixar de lado e, simplesmente, reconhecer o ritmo intenso com que ela se dissemina entre a população.”
Johnson impôs restrições mais duras desde que os primeiros casos da Ômicron foram detectados no país em 27 de novembro e, nesse domingo (12), pediu às pessoas que recebam vacinas de reforço para evitar sobrecarregar o sistema de saúde.
O secretário britânico da Saúde, Sajid Javid, disse que a Ômicron está se disseminando em um “ritmo fenomenal” e que, no momento, representa cerca de 40% das infecções em Londres.
SÃO PAULO
A nova cepa do coronavírus já chegou no interior do Estado. O primeiro caso da variante Ômicron no interior paulista foi confirmado neste domingo, 12, pela Secretaria da Saúde do Estado.
A paciente, uma mulher de 40 anos, reside em Limeira e pode ter adquirido a nova cepa em viagem à África do Sul e à França, em novembro. Conforme a pasta, a paciente está com a vacinação completa contra a covid-19 e apresentou sintomas leves, como dor de cabeça, tosse e secreção nasal.
Esse é o quinto caso de Ômicron confirmado no Estado de São Paulo. Todos os pacientes estavam com imunização contra a covid completa e foram assintomáticos ou apresentaram sintomas leves. Ainda segundo a pasta, os cinco casos confirmados até agora evidenciam manifestação branda da covid-19.
Com agências