Os municípios de Santo André e São Bernardo deram início, nesta sexta-feira (14) à vacinação de crianças entre 5 e 11 anos, após receber primeiro lote de imunizantes pediátricos da Pfizer.
A primeira criança a receber a dose em São Bernardo foi a pequena Rafaela Kimeri Franchini, de 11 anos, diagnosticada com síndrome de Down, na UBS Baeta Neves. A cidade recebeu 4.408 vacinas pediátricas.
Para aos demais pequenos são-bernardenses a aplicação terá início na próxima segunda-feira (17/01), nas 33 Unidades Básicas de Saúde, das 8h às 11h. Para a imunização, é necessário realizar o agendamento prévio, já disponível no site da Prefeitura www.saobernardo.sp.gov.br/web/coronavirus ou por meio do app São Bernardo na Palma da Mão. Nesta primeira etapa, as vacinas serão aplicadas de forma prioritária em crianças com comorbidades, mediante a apresentação de documentação comprobatória.
“Recebemos as vacinas hoje e já iniciamos a imunização, porque contra a Covid-19 não há tempo a perder. O público infantil e seus pais aguardavam há muito tempo por esse momento histórico não só para nossa cidade, mas para o Brasil”, destacou o prefeito de São Bernardo.
Muito corajosa, a primeira vacinada Rafaela não chorou e disse que estava bastante ansiosa para este momento. Os pais acompanharam a garotinha e se emocionaram com a imunização da filha. “Não dá para falar ainda em vida normal porque estamos vendo que a pandemia não acabou, mas já dá para ter um pouco mais de esperança de que vamos vencer esta batalha”, declarou o pai, Marcelo André Franchini, que segurou a criança no colo no momento da vacina. Além da menina, outras 8 crianças com comorbidades receberam a primeira dose da proteção contra o Coronavírus.
Em Santo André, a primeira criança vacinada foi a índia Ana Sofhia Freire Silva, de 7 anos de idade, moradora da Vila Guiomar. A garota foi imunizada no Reabilita (Centro Especializado de Reabilitação Física, Intelectual, Auditiva e Visual), localizado no bairro Campestre.
“Mais um importante passo na imunização da nossa gente. Com a chegada do imunizante infantil, Santo André já iniciou a aplicação nas crianças de 5 a 11 anos com comorbidades, deficiência, além de indígenas e quilombolas. A vacina salva vidas e tem nos ajudado a resistir à pandemia”, destacou o prefeito Paulo Serra.
Para a criança receber o imunizante é necessário realizar pré-cadastro no site https://vacinaja.sp.gov.br/ e depois fazer agendamento no site psa.santoandre.br/vacinacovid, que indicará data, local e horário da vacinação.
MAUÁ
A Prefeitura de Mauá informou que dará início à vacinação em crianças na próxima segunda-feira (17). A aplicação ocorrerá de segunda a sexta, das 9h às 16h, em cinco escolas municipais. A medida visa evitar a circulação do público-alvo no ambiente das UBSs em meio ao aumento de casos de Covid e síndrome gripal respiratória.
Confira as escolas e endereços
E.M. José Tomaz Neto (Av. Dom José Gaspar, 1.049, Matriz)
E.M. Lysiane Pereira Galvão (Rua Pátria, 237, Vila Magini)
E.M. Lucinda Petigossi Castabelli (Av. Presidente Castelo Branco, 1.807, Jardim Zaíra)
E.M. Chico Mendes (Rua Ivan Bernardo da Silva, 43, Jardim Flórida)
E.M. Galdino de Jesus dos Santos (Rua João Batista Pântano, 180, Jardim Canadá)
SÃO CAETANO
A Prefeitura de São Caetano do Sul começará a vacinar crianças contra a covid-19 na próxima segunda-feira (17/1). O primeiro grupo a ser vacinado será o de crianças de 5 a 11 anos com comorbidades. O agendamento será neste sábado (15/1), exclusivamente pelo site https://portais.
DIADEMA
Em Diadema, a vacinação de crianças também terá início na segunda. A imunização será feita nas 20 UBSs por livre demanda. Não é necessário agendamento prévio. Confira os endereços em http://www.diadema.sp.gov.br/secretaria-saude/26592-conheca-os-locais-de-vacinacao-para-covid-19.
DOCUMENTOS – Os pais de crianças com comorbidades devem apresentar comprovante da condição dos filhos, por meio de receitas de medicamentos, relatório médico ou exames. Além disso, para realização do agendamento, a criança precisa deve possuir CPF. Para agilizar o atendimento, é recomendável que seja realizado o pré-cadastro no site do Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br), do Governo do Estado.