Com política de desenvolvimento econômico reformulada, município tem saldo de 4.816 de vagas e supera período de fechamento de postos de trabalho vivenciado em 2020
A recuperação da geração de empregos em Diadema se consolidou em 2021. Segundo dados do Novo Caged (Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), o município registrou saldo positivo de 4.816 vagas formais. Para efeito de comparação, Diadema tinha fechado 2020 com saldo negativo de geração de oportunidades.
A consolidação da política de desenvolvimento econômico também pode ser mensurada no volume total de trabalhadores com carteira assinada na cidade. Em 2021, 84.629 pessoas foram registradas, número 6,03% maior do que o computado em 2020. Dois anos atrás, o saldo de vagas foi negativo, com encerramento de 3.397 postos.
Os dados mostram que Diadema superou o período de pandemia, com fechamento de vagas, resgatando cenário de crescimento em vários setores. O saldo de empregos na área de serviços, por exemplo, foi de 1.971 em 2021. Na indústria, 1.407. Proporcionalmente, o setor de construção foi o que registrou maior acréscimo de postos de trabalho: 17,62%.
“Quando assumimos em janeiro de 2021, ouvimos as necessidades de quem investe na cidade e iniciamos processo de articulação envolvendo todas as secretarias do governo, formamos um grupo de trabalho técnico com todas as áreas que lidam com o licenciamento de empresas, para agilizar e aproximar os serviços do contribuinte, além de um grupo de incentivos fiscais, para manter e atrair novas empresas e aumentar a quantidade de postos de trabalho”, disse Joel Fonseca, secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.
PROGRAMAS
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico tem, desde janeiro de 2021, instituído ferramentas de fomento à geração de emprego com carteira assinada, mas sem desamparar empreendedores. Foi pensada uma série de programas com objetivo de impulsionar o núcleo econômico do município.
O Programa Emprega Diadema, por meio do seu Centro Público de Trabalho, Emprego e Renda Digital, reúne numa mesma plataforma digital informações sobre vagas de trabalho, cursos, orientações para formalização de negócio próprio, além de cadastro de empreendedores e mural de prestadores de serviço que atuam como Microempreendedor Individual (MEI), Microempresa (ME) e Empresa de Pequeno Porte (EPP).
E só por meio do Programa Emprega Diadema 398 pessoas foram recolocadas no mercado de trabalho. Além disso, 2.348 currículos foram encaminhados para empresas que buscam talentos.
“O Emprega Diadema foi uma solução rápida e inovadora, que está contribuindo com a recolocação dos trabalhadores no mercado. Investimos na parceria com entidades que capacitam os empreendedores, agregando conhecimento e melhorando a oferta de serviços na nossa cidade. Tudo isso tem contribuído para a alavancagem da oferta de postos de trabalho em nosso município”, destacou Joel Fonseca.
A parceria com o Sebrae permitiu atendimento de 1.812 empreendedores da cidade. A unidade do Sebrae em Diadema está localizada na Associação Comercial e Empresarial – ACE Diadema e proporciona capacitação e a promoção do desenvolvimento econômico e competitividade de micro e pequenas empresas, estimulando o empreendedorismo no município.