Dono de 27 pole positions na Stock Car, Thiago Camilo vibrou demais com o terceiro lugar no grid de largada para a Corrida de Duplas, que abre amanhã a temporada 2022 da Stock Car em Interlagos.

“A equipe fez um trabalho espetacular e eu dei a melhor volta possível com o equipamento que tínhamos. Foi como uma pole moral. Esse terceiro lugar foi mais suado e me deu muito menos margem de erro que algumas pole positions quando eu tinha o carro mais rápido e só tive que confirmar na pista”, disse o piloto, que vem de vitória em Interlagos largando em segundo, na Grande Final da Stock Car 2021, quando o pole foi o mesmo de hoje, Gabriel Casagrande. Dessa vez, que completa a primeira fila é Felipe Lapenna.

Para entender a felicidade de Thiago Camilo basta olhar o resultado da segunda sessão de classificação (Q2): o piloto da Ipiranga, em quarto, foi o único da Toyota entre os dez primeiros.

Se a sensação no fim do sábado foi de dever cumprido, o início foi bastante tenso. Thiago Camilo e Cesar Ramos estavam em quarto e quinto lugares no Q1 a 30 segundos de o cronômetro zerar. Abriram uma segunda volta rápida mas receberam a orientação de ‘tirar o pé’ para poupar pneus para o Q2, para onde vão os 15 mais velozes do Q1. A grande maioria dos pilotos que permaneceram acelerando melhoraram seus tempos e Camilo ficou na última posição de corte. Cesar Ramos não teve a mesma sorte e vai largar em 18º

“A gente avaliou que o tempo que eles tinham era suficiente para passar para o Q2 e resolvemos poupar os pneus. Foi importante para o Thiago no fim do dia mas tirou o Cesar do Q2. Foi um erro de avaliação”, disse Andreas Mattheis, chefe da equipe Ipiranga Racing. Thiago Camilo terá como convidado Dennis Dirani e Cesar Ramos dividirá o carro com Felipe Drugovich.

Thiago Camilo e Dennis Dirani trocam de papéis por um fim de semana

Coach da Porsche Cup, onde Thiago Camilo faz algumas corridas de endurance, Dennis Dirani está tendo sua primeira experiência no novo Stock Car esse fim de semana – ele já havia andado no modelo antigo em 2016, quando foi companheiro de equipe de Diego Nunes. E seu coach é o companheiro de Ipiranga Racing, com quem divide o Toyota #21 na Corrida de Duplas, Thiago Camilo.

Os dois foram indagados, ‘quem é o melhor coach?’, e responderam sorrindo: “Ele. Faz isso há muito tempo na Porsche e me dá muitas dicas importantes, mas lá ele cuida de um monte de piloto. Aqui eu só cuido dele, então procuro passar as peculiaridades desse carro, que muitas vezes não se comporta exatamente como um carro de corrida. Ele é um baita piloto e pega as coisas muito rapidamente. Da próxima vez que eu correr de Porsche vou usar mais o Dennis”, disse Camilo.

Dennis Dirani disse que as principais orientações de Thiago Camilo dizem respeito ao comportamento do carro nas curvas, dicas de entrada e retomada, porque apesar de os dois carros, Porsche e Stock, terem tração traseira, potência parecida e virarem tempos parecidos em Interlagos, o comportamento é bem diferente. “O Stock tem menos pressão aerodinâmica, treme mais no meio da curva, e o Porsche tem freio ABS, então a maneira como você aperta o freio é diferente, o Stock é mais sensível. O Thiago está me dando umas dicas preciosas”.

 

Fonte: Alexandre Kacelnik/Assessor de Imprensa

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.