A retomada econômica nas sete cidades é prioridade para o poder público, iniciativa privada, entidades e universidades. Para discutir e solucionar os gargalos atuais da região, a Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC, com o apoio do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, promoveu, nesta segunda-feira (14), reunião técnica com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico.
Representaram o poder público o prefeito de Rio Grande da Serra, Claudinho da Geladeira, e os prefeitos em exercício de Diadema, Patty Ferreira, e Ribeirão Pires, Amigão D’Orto, os presidentes das câmaras municipais de Santo André, Pedrinho Botaro, e de Ribeirão Pires, Guto Volpi, além de secretários municipais e técnicos dos sete municípios.
Também participaram do evento representantes da indústria, associações comerciais e universidades. O Governo do Estado foi representado pela secretária-executiva de Desenvolvimento Econômico, Marina Bragante, acompanhada de sua equipe técnica.
O encontro contou com painéis temáticos divididos em diferentes eixos: Arranjos Produtivos Locais (APLs), Polos de Desenvolvimento, Sistema Paulista de Inovação, Instituto de Pesquisas Tecnológicas, Banco do Povo, Empreenda Rápido, Políticas de Empregabilidade e Educação (Univesp, Ensino Técnico, Ensino Tecnológico e Universidades).
Durante as reuniões, os secretários municipais apontaram a necessidade de que as políticas de desenvolvimento econômico sejam desenvolvidas de forma integrada com outras pastas como Assistência Social, Mobilidade Urbana, Habitação, Saúde, entre outras. Além disso, reforçaram que é preciso investir em capacitação e em políticas de empregabilidade com a qualificação da mão de obra.
Nos painéis temáticos, entre os encaminhamentos, estão a implantação do Conecta SP nos municípios, o aperfeiçoamento do sistema Banco do Povo, novas vagas para o Bolsa Trabalho, ampliação de polos da Univesp e envio de recursos a fundo perdido.
No encontro, que faz parte do programa Avança ABC, foi assinado protocolo de intenções entre a Agência de Desenvolvimento e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico. O objetivo é conjugar esforços voltados ao fortalecimento do desenvolvimento econômico, por meio de ações de empregabilidade, qualificação técnica e profissional, empreendedorismo, ciência, tecnologia e inovação nos municípios do Grande ABC.
A secretária-executiva de Desenvolvimento Econômico destacou que a governança da região facilita a articulação com o Estado. “É fundamental manter esse espaço de diálogo entre Estado e municípios, Agência de Desenvolvimento e os diferentes segmentos”, afirmou Marina Bragante.
O presidente da Agência de Desenvolvimento, Aroaldo Oliveira da Silva, reforçou as demandas e sugestões dos secretários municipais e demais participantes do encontro. “É imprescindível manter um canal permanente de comunicação entre o Grande ABC e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico”, disse.
Para o secretário-executivo do Consórcio ABC, Acacio Miranda, a reunião foi fundamental para a articulação de ações conjuntas. “As ações integradas contribuem para o desenvolvimento da região. A presença do Estado é fundamental para que as políticas públicas possam alcançar o maior número de pessoas”, afirmou.