A segunda-feira (7) foi um dia reencontro na rede municipal de ensino de Diadema, pois a data marcou a volta de 100% dos estudantes para as atividades presenciais em todas as escolas e creches, das redes direta e conveniada. Apesar do grande fluxo de alunos, os preparativos para recebê-los fizeram com que o clima em geral fosse de tranquilidade, tanto entre os pais quanto entre os alunos.
Acompanhada do marido, Francisco, a aposentada Jacinta Filomena Canindé Teixeira, 69, foi buscar o neto, Enzo, na escola de Educação Infantil Cecília Meireles. E foi com um entusiasmado “sim” que o pequeno respondeu quando perguntado se gostou de ir à escola e rever todos os coleguinhas. A explicação para tanta felicidade quem deu foi a própria avó: “É que ele ama a escola! E criança precisa gastar a energia, ver os colegas”, diz Jacinta, que ressaltou que o neto já foi vacinado.
Outro neto que foi buscado na escola foi Miguel, de quatro anos. A avó, Maria Aparecida de Paula, 61, conta que ele faz questão de usar a máscara “direitinho”, importante medida preventiva contra a covid-19. Sobre o retorno 100% presencial, ela diz que aprova. ”A cabecinha deles fica buscando alguma coisa para fazer, então a gente acha a volta muito boa.”
Segundo a secretária de Educação, Ana Lúcia Sanches, o envolvimento dos pais ou responsáveis foi muito importante nesse primeiro dia de volta 100%. “Foi um dia muito tranquilo no geral, com a volta de fato das crianças, o que mostra um grande participação e envolvimento das famílias. Isso nos deixa muito felizes”, diz.
O retorno de todos os estudantes foi definido em conjunto por autoridades das Secretarias de Saúde e Educação diante do avanço da vacinação também entre as crianças, da queda de casos e mortes e também da redução na ocupação de leitos para Covid nos hospitais. Mesmo com o retorno, a obrigatoriedade de seguir as medidas do Plano São Paulo, conjunto de regras preventivas do governo estadual contra o coronavírus, seguem válidas. Por isso, todos devem manter o uso de máscaras e higienizar as mãos com sabão ou álcool em gel sempre que possível.
AULAS DE REFORÇO
Diadema decidiu aprofundar as ações de enfrentamento das desigualdades educacionais. Com essa finalidade, em fevereiro, aplicou a Prova Diadema, avaliação dos estudantes da educação fundamental da rede. Agora cada escola, em parceria com o Observatório de Educação da Secretaria de Educação, trabalha na compilação dos dados para que, a partir de um diagnóstico preciso do nível de aprendizado dos alunos, possa oferecer múltiplas ações segundo as necessidades de cada estudante.
Como parte desse processo, o município decidiu assegurar aos estudantes por meio da educação em tempo integral, a partir da próxima semana, os programas Aprender Mais e Mais Educação. Este último oferta no contraturno cursos aos estudantes das escolas de Ensino Fundamental, o que permitirá, a médio e longo prazos, um ganho pedagógico. O Aprender Mais tem o objetivo de possibilitar oportunidades de aprendizagens aos matriculados em desigualdade pedagógica.