O deputado estadual Arthur do Val (sem partido) apelou aos parlamentares da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) para que não perca o mandato na Casa como punição por áudios sexistas relacionados a mulheres ucranianas.
Em carta enviada à mesa diretora da Casa nesta terça-feira (8) o parlamentar também afirmou que não vai se candidatar à reeleição no pleito deste ano.
Do Val ainda pediu desculpas pelos áudios, afirmou ter sido “machista, desrespeitoso e imaturo” e disse aceitar sofrer uma punição, mas afirmou que discorda que mereça ter o mandato cassado por quebra de decoro.
Na Alesp, ao menos 38 parlamentares entraram com pedidos de punição ao deputado em 16 representações individuais e coletivas
De acordo com a deputada Maria Lúcia Amary (PSDB-SP), presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Alesp, as possíveis sanções ao deputado são advertência, censura verbal ou escrita, perda temporária do mandato ou até perda efetiva do cargo.
Ainda nesta terça, Arthur do Val pediu sua desfiliação do Podemos, sigla para a qual migrou junto a lideranças do Movimento Brasil Livre (MBL).