O Consórcio ABC anunciou nesta quarta-feira (9) que as cidades do ABC flexibilizar, de maneira gradual e cuidadosa, o uso de máscaras de proteção contra a covid-19 em ambientes abertos, seguindo deliberação anunciada pelo governador João Doria.
“A decisão acompanha a melhora dos indicadores da pandemia no Grande ABC. Nas últimas quatro semanas, a média móvel de casos caiu 80% na região. Até 8 de fevereiro, a média de casos por dia era de 1.361. Em 8 de março, essa média caiu para 275. A ocupação média de leitos de UTI na região é de 24%, bem abaixo da ocupação aferida na capital, de 43%. Os óbitos tiveram redução de 66% no mesmo período”, diz nota do Consórcio.
A exceção é São Bernardo que, por meio de nota, informou que vai deliberar nesta quinta-feira (10) sua decisão oficial sobre o uso de máscaras, junto ao seu Comitê de Controle ao Coronavírus. “Desta forma, não acompanha a informação divulgada pelo Consórcio Intermunicipal do ABC sobre o referido assunto, pois vai pautar na reunião do Comitê a possibilidade de desobrigar o uso da máscara inclusive em alguns ambientes fechados”, destacou a prefeitura.
A administração de São Bernardo informou, ainda, que nenhum integrante da prefeitura dparticipou da assembleia realizada pelo Consórcio nesta quarta-feira.