Na semana anterior abordamos “O último suspiro do petróleo”  e atualizamos os estudos, sobre a  surpresa do mercado brasileiro com relação aos impactos da guerra na Ucrânia no índice Ibovespa, o Cenário 2 entrou em xeque, quem imaginaria que esta guerra durasse tanto tempo com tamanha a diferença entre as forças, temos de reconhecer a coragem do povo ucraniano. Mas conforme prometido como está se comportando o minério e os ativos brasileiros do setor?

Em 2020 foi anunciado o “Super Ciclo” das commodities, com a queda da Selic que impactou o rendimento da renda fixa e com toda propaganda, tentaram a sorte na renda variável onde estatisticamente 90% pagam a conta, deste “Super Ciclo” em maio de 2021 com a crise no setor de construção na China, o minério desabou e está tentando se recuperar, conforme podemos observar no gráfico abaixo:

MINÉRIO 62% W (Investing)

Podemos observar a formação do famoso topo duplo, principalmente com o candle (barra) que se romper a média nos U$ 763,39 poderá buscar as resistências em vermelho, o prolongamento da guerra na Ucrânia irá impactar não só o minério mas como toda a economia mundial, estaremos diante do #FimDoCiclo e o minério entrará em zona de consolidação e os ativos do setor?

Fizemos o estudo da maior empresa do setor, a Vale S.A. a maior empresa do setor e uma das maiores do mundo, no gráfico abaixo podemos observar a formação do topo duplo novamente assim como o minério, apesar do minério já te batido “fundo”, em maio formou um topo triplo antes da correção,  a VALE apesar de estar no topo caso o minério rompa a os U$ 668,00 a VALE poderá romper os R$107,00, mas se o minério lateralizar provavelmente a VALE irá corrigirem busca do suporte S1, caso rompa buscará o suporte S2 na casa dos R$ 50,00 ponto importante por estar próximo as Bandas de Boellinger, ou seja ainda dentro do peço.

JW NEWS: VALE3 W (Investing)

As outras empresa do setor como a Gerdal, CIA Nacional, Usiminas dentre outras tendem a seguir o minério (DIOC) negociado na China, o maior consumidor mundial desta commodities que terá uma vida muito mais longa que o petróleo.

Na próxima edição do Cenário Econômico como está se comportando o setor da construção com a guerra da Ucrânia e a queda do minério, o mercado estará precificando o setor, a guerra afetará a economia e comprometer o setor?  Você saberá na próxima edição do Cenário Econômico do JW News.

Se este conteúdo foi útil compartilhe, só assim conseguiremos gerar conteúdo gratuito para você.

Logo Instagram

 

 

O JW News não faz recomendações de compra ou venda, servindo apenas de caráter informativo.

Edições Anteriores

#FimDoCiclo – Parte 7 – Guerra no Radar II – Petróleo o último suspiro?

Cenário Econômico – #FimDoCiclo – Parte 6 – Guerra no Radar II

Cenário Econômico – #FimDoCiclo – Parte 5 – Guerra no Radar

Cenário Econômico – #FimDoCiclo – Parte 1 – Estamos diante do #FimDoCiclo?

Séries Anteriores

Cenário Econômico – Rally de Fim de Ano – Parte 1 – Supermercados

Cenário Econômico – A Recuperação da Economia – Parte 1 – Agronegócio

Cenário Econômico – Impacto do Open Bank no Mercado Financeiro – Parte 1 – Bancos

Cenário Econômico – Renda Fixa não Morreu – Parte 1 

 

.

 

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.