O dia 15 de fevereiro de 2022 jamais será esquecido pela cidade de Petrópolis e pela equipe Lubrax|Podium Stock Car Team. A tarde e a noite daquela terça-feira, assim como os dias que se sucederam, marcaram momentos de tristeza, desespero, mas também de muita solidariedade em Petrópolis, cidade da Região Serrana do estado do Rio de Janeiro.
O enorme volume de chuva levou, em poucas horas, a centenas mortes e a muita destruição na turística Cidade Imperial, o que fez aflorar uma rede de solidariedade gigantesca por todo o país. Prontamente, os funcionários das equipes de Stock Car sediadas na cidade arregaçaram as mangas para ajudar no difícil trabalho da Defesa Civil e das demais autoridades locais. E a sede da equipe Lubrax|Podium Stock Car Team virou, durante dias, ponto de recolhimento, triagem e distribuição de doações para a população.
“Entramos como voluntários da Defesa Civil já na madrugada do dia da tragédia, usamos nossas picapes para ajudar no acesso às áreas mais atingidas e no resgaste de pessoas, assim como para levar mantimentos. Colocamos também geradores à disposição das áreas sem energia elétrica. Além disso, montamos uma cozinha industrial na sede da equipe para levar comida quente para as vítimas e transformamos a sede em um centro de distribuição de doações. Nossos patrocinadores, como a Vibra, ajudaram, principalmente na parte logística, cedendo caminhões”, lembrou Rodolpho Mattheis, chefe da equipe Lubrax|Podium Stock Car Team.
Pouco mais de um mês depois, ainda há muito a ser feito na reconstrução de Petrópolis e na ajuda a quem perdeu parentes, amigos e tudo o que tinha. Para não deixar essa tragédia cair no esquecimento, a Vibra, em parceria com a Vicar, empresa promotora e organizadora da Stock Car; e com a Cufa, Central Única das Favelas, vão promover uma corrente do bem.”Como todos os brasileiros, nós ficamos muito comovidos pela tragédia que aconteceu em Petrópolis, e também em outras regiões do Brasil, neste período de chuvas no país. Por isso foi duplamente emocionante ver o esforço e o trabalho realizado pelas equipes da Stock sediadas em Petrópolis. E quando a Vibra nos trouxe essa ideia de realizar uma ação de arrecadação, não hesitamos. Estamos muito felizes em poder colaborar”, disse Fernando Julianelli, CEO da Vicar.
O público poderá fazer doações através de um QR Code, divulgado durante as transmissões das corridas do próximo domingo na Band, no SporTV e nos canais da Stock Car no Youtube e no Facebook. O QR Code levará para o site https://www.cufa.org.br/doar, onde o telespectador vai encontrar opções de contas para realizar as doações por PIX, transferência bancária ou PayPal. A Cufa já vem realizando a arrecadação e a distribuição de itens de primeira necessidade para a população petropolitana afetada.
Além disso, os carros vão correr com o adesivo #AJUDEPETRÓPOLIS e o público presente será impactado com a comunicação para a campanha assim que chegar ao autódromo e terá acesso também ao QR Code nas arquibancadas e nos camarotes para fazer suas doações.
“Os integrantes da nossa equipe fizeram um trabalho incrível de ajuda às autoridades e à população assim que essa tragédia aconteceu. E agora é a vez de a gente usar toda a nossa visibilidade em uma etapa da Stock Car para não deixar essa grande tragédia cair no esquecimento. Ainda há muito a ser feito”, afirmou Felipe Massa.
“Toda a força e a nossa oração à população de Petrópolis. Que a cidade e seus moradores consigam se reerguer e seguir em frente, mesmo depois de tanta destruição. Toda a doação de quem puder contribuir com essa corrente do bem será muito bem-vinda”, reforçou Julio Campos.
Os primeiros treinos para a etapa de Goiânia, a segunda da temporada da Stock Car, serão realizados nesta sexta-feira. A classificação é no sábado e as duas corridas, no domingo, a partir das 12h15.
Assessoria Felipe Massa: Alfredo Bokel