O gaúcho Miguel Paludo novamente foi protagonista em uma corrida da NASCAR Xfinity Series. Em sua primeira participação na categoria em 2022, o heptacampeão da Porsche Cup Brasil conquistou mais um top10 para a JR Motorsports. O nono lugar no Circuito das Américas veio com requintes de superação, uma vez que o Camaro #88 patrocinado pela BRANDT sofreu um toque na traseira logo na primeira freada da corrida de 46 voltas e rodou, despencando para o 38º e último lugar.

Partindo de 15º no grid, Miguel se posicionou por dentro na tomada da curva 1 quando a bandeira verde foi acionada. Um concorrente atravessou o ponto de frenagem e fez contato com a traseira de seu carro, deixando o #88 na contramão. Ele ainda foi acertado na parte dianteira esquerda por outro carro que tentava desviar.
Paludo retornou ao traçado depois de todos passarem e veio se recuperando durante todo o primeiro segmento de 14 voltas. Na terceira volta aparecia em 35º, na quarta em 33º, na sexta era 32º e entrou no top20 na 12ª passagem, favorecido pela antecipação do primeiro pit de alguns concorrentes que vinham à frente.

Ele recebeu a bandeirada verde quadriculada em 19º e fez seu primeiro serviço de pit nas voltas de neutralização entre os segmentos.
Alinhou em 25º para o início do segundo segmento de 14 voltas e, mais uma vez, seguiu realizando ultrapassagens. Em questão de dez voltas, todas sob bandeira verde, o carro BRANDT superou oito concorrentes. Até que fez seu segundo pit a três voltas do fim do estágio, finalizado na 19ª posição.

Com as paradas de quem ficou na pista até o fim do stint intermediário e favorecido por punições de dois carros que excederam o limite de velocidade no pit-lane, o gaúcho alinhou seu Camaro em décimo para a relargada que iniciou o segmento final.
Espremido por fora na primeira freada, cedeu posições e aparecia em 13º quando veio a primeira amarela, por detritos na pista, na volta 34.

Na relargada Paludo conquistou mais uma posição mesmo bloqueando rodas na freada da curva 1. Ele era 12º na volta 36, quando outra amarela foi acionada novamente por detritos na pista.
Então veio o que seria a última relargada da tarde no Texas, com alguns pilotos -no melhor estilo NASCAR- abusando da agressividade.
Paludo partiu em 12º, por fora, e viu o carro #92 ser rodado imediatamente à sua frente no meio da curva 1. Ele tomou ação evasiva por fora e acabou ultrapassado por três concorrentes que conseguiram desviar por dentro quando o pelotão se acomodou.
Restavam seis voltas, e o brasileiro aparecia em 14º.
Então novamente cumpriu a estratégia que funcionou a tarde toda: na volta 42 era 12º, na passagem seguinte herdou posição de um carro punido por abuso de track limits, na volta 44 emparelhou com Ryan Sieg e conseguiu concretizar a ultrapassagem por fora em bela manobra para entrar no top10 e, na penúltima volta, avançou para o nono lugar que levou até o final.
Ele agora retorna ao Brasil, para a etapa de abertura da Porsche Cup em Goiânia no próximo fim de semana. Seu próximo compromisso com o Chevrolet Camaro #88 da JR Motorsports é no dia 2 de julho, em Road America.

Miguel Paludo  JR Motorsports/ Ferrari Promo
Miguel Paludo
JR Motorsports/ Ferrari Promo

O que ele disse:
“Foi uma corrida com bastante desafios! Na volta 1 eu não vi a porrada vindo, não vi o cara atravessando a freada e não sei exatamente o que aconteceu. Mas caímos para último e procurei começar do zero.
Sabia que não ia ganhar muito até o fim do estágio 1 então fui combinando uma guiada agressiva, mas que cuidasse dos meus pneus. Felizmente o balanço do carro estava bom, não desalinhou nada com a panca. Então paramos e, com pneus novos, o carro começou a ficar um pouco traseiro nas curvas 8 e 15. Avisei o time e mesmo assim fomos evoluindo no pelotão com ultrapassagens. Então a primeira marcha começou a desengatar, uma vez na volta 6, outra na 10, depois na 15… Aí nem avisei o time porque não tinha o que fazer.

Aí na última parada mexemos no carro, especialmente nos freios. Antes eu tinha que vir bombando o pedal, como nos treinos de ontem, aí mudaram o ajuste e foi o melhor freio que eu tive o dia todo.
Aí as relargadas foram aquele caos, 3, 4, 5 lado a lado, portadas de todos os cantos… Na última relargada entraram na minha traseira e felizmente eu não rodei. Minha frente ficou bastante danificada e chegamos em nono lugar com muita vibração no carro depois das últimas relargadas, com o câmbio vibrando o para-choque deslocado e tudo.
Então o nono lugar foi o melhor que nós andamos na prova e veio na hora certa, na penúltima volta. Batalhamos muito e isso é a NASCAR. Tivemos a dificuldade no começo, coisa de corrida, e lutamos até o fim.
Agradeci muito a todos na equipe. Meu crew chief e os engenheiros têm todos outros trabalhos na JR Motorsports e estão fazendo isso como uma segunda função. Segunda-feira eles chegam na equipe e têm que trabalhar já para o outro fim de semana, administrando engenheiros etc. Foram muito profissionais e tenho que agradecer muito à BRANDT e a todos que torceram. Mal posso esperar para mais duas corridas em julho.”
Miguel Paludo

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