A temporada 2022 da Porsche Cup C6 Bank Mastercard está oficialmente inaugurada. Goiânia foi o palco da primeira atividade oficial do ano, no fim da tarde de sexta-feira. Após sessões de concorridos treinos opcionais, os carros de competição mais produzidos no mundo disputaram o único treino livre da etapa.
Como todos começam obviamente zerados em pontos, nesta etapa não há adoção de lastro de performance. E mesmo sem o peso extra como fator adicional de equilíbrio a folha de tempos mostrou que a tradicional competitividade será mais uma vez a tônica nesta 18ª temporada do maior evento de Gran Turismo da América Latina.
Na Carrera Cup quem ditou o ritmo foi Marçal Müller, o recordista de poles do ano passado. Ele cravou 1:23.107 com o carro #544 e escreveu seu nome na história como o primeiro piloto a liderar uma atividade oficial da Porsche Cup C6 Bank Mastercard com o novíssimo Porsche 911 GT3 Cup da geração 992. Werner Neugebauer, Miguel Paludo, Renan Pizii e Alceu Feldmann, nesta ordem, completaram o top5 a menos de 0.5s da marca estabelecida por Müller.
O que chamou atenção porém, foi o intervalo entre os concorrentes, com nada menos que nove competidores separados por apenas um segundo.
A Sprint Challenge não foi diferente.
Cristian Mohr prevaleceu no fim com a marca de 1:26.009. Marcelo Tomasoni, Nelson Marcondes, Marcio Mauro e Guilherme Bottura completaram o top5, com menos de meio segundo de desvantagem para o competidor do Porsche #3. A sessão teve nada menos que 13 dos 20 carros inscritos no mesmo segundo do líder.
Neste sábado a programação será aberta com os treinos classificatórios. Atendendo a pedido dos pilotos no briefing e visando deixar os carros mais espaçados na pista, a organização alterou o formato de Q1 e Q2. O quali de cada categoria segue dividido em dois grupos, mas primeiro vão para a pista os competidores das classes Rookie e Sport e, a seguir em outra sessão de 15 minutos aceleram os demais concorrentes de cada campeonato. Então é formado o grid de largada, de acordo com a melhor volta de cada um deles.
A corrida da Carrera Cup abre a programação da tarde, com formação do grid programada para as 13h. A seguir será disputada a prova de abertura do campeonato da Sprint Challenge.
O que eles disseram:
“Muito bom começar com o pé direito, por mais que ainda não esteja valendo pontos traz um ânimo legal para a classificação. Sabemos que tudo pode acontecer, mas estamos confiantes para brigar pela pole.”
Marçal Müller
“É um carro novo então ainda estamos pegando o jeito, entendendo o comportamento dele. Temos uma limitação de pneus então não dá para andar o tempo todo no limite. Mas esse último treino foi bom, o sol estava baixo, atrapalhava em algumas frenagens, mas no geral foi muito bom o treino de hoje.
Lucas Salles
“Eu treinei bem e vim evoluindo, no final eu acertei uma volta boa e encontramos o ajuste certo do carro com pneu melhor para fechar em primeiro na classe. Amanhã é um novo dia, vou para cima em busca da pole na classe.”
Lineu Pires
“Foi muito bom, ontem já estávamos competitivos, viemos ajustando o carro e crescendo ao longo dos treinos. Eu também fui pegando cada vez mais o jeito do carro e fazendo voltas parecidas. O carro está muito bom e a expectativa para amanhã é muito boa.”
Cristian Mohr
“Estou muito empolgado de estar na primeira etapa aqui em Goiânia, o carro está ótimo e com um equilíbrio muito bom. Conseguimos fazer nosso programa de treinos ao longo do dia e conseguimos encaixar uma boa volta.”
Guilherme Bottura
“Hoje eu dei o máximo para tentar ser rápido, ontem eu não estava conseguindo encaixar todos os setores e hoje conseguimos. Eu espero estar em primeiro amanhã.”
SangHo Kim
Resultados – Treinos livres
Carrera Cup
- #544 Marçal Müller 1:23.107
- #8 Werner Neugebauer +0.381
- #7 Miguel Paludo +0.417
- #16 Renan Pizii +0.430
- #1 Alceu Feldmann +0.448
- #20 Pedro Aguiar +0.481
- #70 Lucas Salles* +0.659
- #73 Enzo Elias +0.780
- #29 Rodrigo Mello +0.871
- #888 Lineu Pires** +1.044
- #77 Francisco Horta* +1.130
- #3 Franco Giaffone* +1.162
- #88 Georgios Frangulis* +1.295
- #87 Nelson Monteiro** +1.352
- #121 João Barbosa** +1.436
- #85 Eduardo Menossi* +1.438
- #9 Edu Guedes** +1.481
- #80 Rouman Ziemkiewicz* +1.648
- #25 Paulo Sousa** +1.717
- #17 Leonardo Sanchez** +2.061
- #5 Sylvio de Barros** +2.089
- #33 Bruno Campos** +2.374
- #44 Gustavo Farah** +2.572
- #26 Christian Hahn – sem tempo
*Sport
*Rookie
Sprint Challenge
- #3 Cristian Mohr 1:26.009
- #5 Marcelo Tomasoni +0.356
- #199 Nelson Marcondes +0.382
- #11 Marcio Mauro +0.425
- #117 Guiherme Bottura*+0.483
- #22 Caio Castro +0.533
- #80 Raijan Mascarello +0.593
- #1 Urubatan Junior +0.797
- #55 Ramon Alcaraz* +0.813
- #69 Daniel Correa +0.848
- #555 Ayman Darwich +0.866
- #21 Miguel Mariotti* +0.875
- #20 Vina Neves +0.960
- #77 Josimar Junior* +1.202
- #71 SangHo Kim** +1.863
- #78 Rafael Cardoso** +2.696
- #7 Piero Cifali** +2.944
- #99 Nasser Aboultaif** +3.319
- #33 Gustavo Zanon** +5.554
- #14 Andre Gaidzinski* +14.025
*Sport
**Rookie
Porsche Cup C6 Bank Mastercard – Etapa 1 – Goiânia
Sábado, 2 de abril
09:30 – 09:45 – Quali – Carrera Sport e Rookie
09:50 – 10:05 – Quali – Carrera Cup
10:10 – 10:25 – Quali – Sprint Challenge Sport e Rookie
10:30 – 10:45 – Quali – Sprint Challenge
13:00 – 13:05 – Formação de grid – Corrida 1 – Carrera Cup
13:40 – 13:45 – Formação de grid – Corrida 1 – Sprint Challenge
Domingo, 3 de abril
13:25 – 13:30 – Formação de grid – Corrida 2 – Carrera Cup
14:05 – 14:10 – Formação de grid – Corrida 2 – Sprint Challenge
Sobre a Porsche Cup C6 Bank Mastercard:
Maior evento de GT da América Latina, a Porsche Cup C6 Bank Mastercard realiza campeonatos no Brasil desde 2005. É a maior categoria monomarca e monogestão do País, mandando para a pista a cada evento cerca de 40 carros, rigorosamente idênticos. Os modelos usados na categoria são o Porsche 911 GT3 Cup, das gerações 992 e 991-2. É o carro de competição mais produzido e vendido no mundo, realizando corridas tanto em eventos-suporte de categorias como F1, 24H de Le Mans, IMSA etc, quanto em eventos proprietários. No Brasil o campeonato tem nove etapas, sendo seis de sprint (com duas corridas de até 30 minutos cada) e três de endurance, com provas de 300 a 500 km e os pilotos formando tripulações de duplas ou trios.