A temporada 2022 da Porsche Cup C6 Bank Mastercard está oficialmente inaugurada. Goiânia foi o palco da primeira atividade oficial do ano, no fim da tarde de sexta-feira. Após sessões de concorridos treinos opcionais, os carros de competição mais produzidos no mundo disputaram o único treino livre da etapa.

Como todos começam obviamente zerados em pontos, nesta etapa não há adoção de lastro de performance. E mesmo sem o peso extra como fator adicional de equilíbrio a folha de tempos mostrou que a tradicional competitividade será mais uma vez a tônica nesta 18ª temporada do maior evento de Gran Turismo da América Latina.

Na Carrera Cup quem ditou o ritmo foi Marçal Müller, o recordista de poles do ano passado. Ele cravou 1:23.107 com o carro #544 e escreveu seu nome na história como o primeiro piloto a liderar uma atividade oficial da Porsche Cup C6 Bank Mastercard com o novíssimo Porsche 911 GT3 Cup da geração 992. Werner Neugebauer, Miguel Paludo, Renan Pizii e Alceu Feldmann, nesta ordem, completaram o top5 a menos de 0.5s da marca estabelecida por Müller.

O que chamou atenção porém, foi o intervalo entre os concorrentes, com nada menos que nove competidores separados por apenas um segundo.

A Sprint Challenge não foi diferente.

Cristian Mohr prevaleceu no fim com a marca de 1:26.009. Marcelo Tomasoni, Nelson Marcondes, Marcio Mauro e Guilherme Bottura completaram o top5, com menos de meio segundo de desvantagem para o competidor do Porsche #3. A sessão teve nada menos que 13 dos 20 carros inscritos no mesmo segundo do líder.

Neste sábado a programação será aberta com os treinos classificatórios. Atendendo a pedido dos pilotos no briefing e visando deixar os carros mais espaçados na pista, a organização alterou o formato de Q1 e Q2. O quali de cada categoria segue dividido em dois grupos, mas primeiro vão para a pista os competidores das classes Rookie e Sport e, a seguir em outra sessão de 15 minutos aceleram os demais concorrentes de cada campeonato. Então é formado o grid de largada, de acordo com a melhor volta de cada um deles.

A corrida da Carrera Cup abre a programação da tarde, com formação do grid programada para as 13h. A seguir será disputada a prova de abertura do campeonato da Sprint Challenge.

O que eles disseram:

“Muito bom começar com o pé direito, por mais que ainda não esteja valendo pontos traz um ânimo legal para a classificação. Sabemos que tudo pode acontecer, mas estamos confiantes para brigar pela pole.”

Marçal Müller

 

“É um carro novo então ainda estamos pegando o jeito, entendendo o comportamento dele. Temos uma limitação de pneus então não dá para andar o tempo todo no limite. Mas esse último treino foi bom, o sol estava baixo, atrapalhava em algumas frenagens, mas no geral foi muito bom o treino de hoje.

Lucas Salles

“Eu treinei bem e vim evoluindo, no final eu acertei uma volta boa e encontramos o ajuste certo do carro com pneu melhor para fechar em primeiro na classe. Amanhã é um novo dia, vou para cima em busca da pole na classe.”

Lineu Pires

“Foi muito bom, ontem já estávamos competitivos, viemos ajustando o carro e crescendo ao longo dos treinos. Eu também fui pegando cada vez mais o jeito do carro e fazendo voltas parecidas. O carro está muito bom e a expectativa para amanhã é muito boa.”

Cristian Mohr

“Estou muito empolgado de estar na primeira etapa aqui em Goiânia, o carro está ótimo e com um equilíbrio muito bom. Conseguimos fazer nosso programa de treinos ao longo do dia e conseguimos encaixar uma boa volta.”

Guilherme Bottura

“Hoje eu dei o máximo para tentar ser rápido, ontem eu não estava conseguindo encaixar todos os setores e hoje conseguimos. Eu espero estar em primeiro amanhã.”

SangHo Kim

 

Resultados – Treinos livres

Carrera Cup

  1. #544 Marçal Müller 1:23.107
  2. #8 Werner Neugebauer +0.381
  3. #7 Miguel Paludo +0.417
  4. #16 Renan Pizii +0.430
  5. #1 Alceu Feldmann +0.448
  6. #20 Pedro Aguiar +0.481
  7. #70 Lucas Salles* +0.659
  8. #73 Enzo Elias +0.780
  9. #29 Rodrigo Mello +0.871
  10. #888 Lineu Pires** +1.044
  11. #77 Francisco Horta* +1.130
  12. #3 Franco Giaffone* +1.162
  13. #88 Georgios Frangulis* +1.295
  14. #87 Nelson Monteiro** +1.352
  15. #121 João Barbosa** +1.436
  16. #85 Eduardo Menossi* +1.438
  17. #9 Edu Guedes** +1.481
  18. #80 Rouman Ziemkiewicz* +1.648
  19. #25 Paulo Sousa** +1.717
  20. #17 Leonardo Sanchez** +2.061
  21. #5 Sylvio de Barros** +2.089
  22. #33 Bruno Campos** +2.374
  23. #44 Gustavo Farah** +2.572
  24. #26 Christian Hahn – sem tempo

*Sport

*Rookie

Sprint Challenge

  1. #3 Cristian Mohr 1:26.009
  2. #5 Marcelo Tomasoni +0.356
  3. #199 Nelson Marcondes +0.382
  4. #11 Marcio Mauro +0.425
  5. #117 Guiherme Bottura*+0.483
  6. #22 Caio Castro +0.533
  7. #80 Raijan Mascarello +0.593
  8. #1 Urubatan Junior +0.797
  9. #55 Ramon Alcaraz* +0.813
  10. #69 Daniel Correa +0.848
  11. #555 Ayman Darwich +0.866
  12. #21 Miguel Mariotti* +0.875
  13. #20 Vina Neves +0.960
  14. #77 Josimar Junior* +1.202
  15. #71 SangHo Kim** +1.863
  16. #78 Rafael Cardoso** +2.696
  17. #7 Piero Cifali** +2.944
  18. #99 Nasser Aboultaif** +3.319
  19. #33 Gustavo Zanon** +5.554
  20. #14 Andre Gaidzinski* +14.025

*Sport

**Rookie

 

Porsche Cup C6 Bank Mastercard – Etapa 1 – Goiânia

Sábado, 2 de abril

09:30 – 09:45 – Quali – Carrera Sport e Rookie

09:50 – 10:05 – Quali – Carrera Cup

10:10 – 10:25 – Quali – Sprint Challenge Sport e Rookie

10:30 – 10:45 – Quali – Sprint Challenge

13:00 – 13:05 – Formação de grid – Corrida 1 – Carrera Cup

13:40 – 13:45 – Formação de grid – Corrida 1 – Sprint Challenge

Domingo, 3 de abril

13:25 – 13:30 – Formação de grid – Corrida 2 – Carrera Cup

14:05 – 14:10 – Formação de grid – Corrida 2 – Sprint Challenge

 

Sobre a Porsche Cup C6 Bank Mastercard:

Maior evento de GT da América Latina, a Porsche Cup C6 Bank Mastercard realiza campeonatos no Brasil desde 2005. É a maior categoria monomarca e monogestão do País, mandando para a pista a cada evento cerca de 40 carros, rigorosamente idênticos. Os modelos usados na categoria são o Porsche 911 GT3 Cup, das gerações 992 e 991-2. É o carro de competição mais produzido e vendido no mundo, realizando corridas tanto em eventos-suporte de categorias como F1, 24H de Le Mans, IMSA etc, quanto em eventos proprietários. No Brasil o campeonato tem nove etapas, sendo seis de sprint (com duas corridas de até 30 minutos cada) e três de endurance, com provas de 300 a 500 km e os pilotos formando tripulações de duplas ou trios.

 

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.