De acordo com o jornal O Globo, o economista, Adriano Pires desistiu de ocupar a cadeira da presidência da Petrobras nesta segunda-feira (4).
Pires foi indicado pelo presidente, Jair Bolsonaro (PL), após o mandatário demitir o general Joaquim Luna e Silva da chefia da estatal no dia 28 de março. A mídia afirma que sua desistência tem como motivo “os conflitos de interesse que ele enfrentaria na Petrobras”.
Quem também renunciou à indicação para chefia do Conselho Administrativo da companhia foi o presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, alegando a mesma razão que Adriano Pires.
Além de economista, Pires atua como consultor na área da energia e entre seus clientes está o empresário e sócio de distribuidoras de gás Carlos Suarez, que é também amigo de décadas de Landim. Outros clientes do consultor são a associação do setor (Abegás), a Compass, concessionária de gás do empresário Rubens Ometto, e diversas outras empresas do setor.
Segundo a mídia, em 2021 Pires trabalhou no Congresso pela aprovação da lei do gás, com artigos que eram do interesse das distribuidoras.
Ainda de acordo com o jornal, o dossiê da Petrobras sobre Landim e Pires assustou o ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque, e técnicos da Corregedoria-Geral da União (CGU).
Nos documentos apresentados ao ministro na última quarta-feira (30), consta que Landim tem uma série de processos e acusações pendentes na Justiça que atestam sua relação com o empresário Carlos Suarez e configurariam conflito de interesse caso ele assumisse. Colocariam, também, a imagem da Petrobras em risco, relata O Globo.
Já Pires, a conclusão é de que, se assumir o cargo,  terá “conflitos demais”, segundo pessoas que tiveram acesso às informações do relatório.
Os dois nomes foram indicados por Bolsonaro e suas desistências abrem uma outra crise, além da dos combustíveis, dentro da petrolífera brasileira.
Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.