O isolamento social obrigou os brasileiros a reverem suas formas de consumir produtos e serviços: pelo menos 13 milhões fizeram compras online pela primeira vez na vida a partir de 2020. Pesquisa do Comitê Gestor da internet (CGI.Br) revelou que nos últimos dois anos, 51% dos entrevistados fizeram compras por meio da internet. A especialista em marketing digital Mariana Alves explica que a pandemia turbinou o crescimento do e-commerce. “Muitos empresários que vendiam bem nas suas lojas físicas não se preocupavam com a internet. As medidas de isolamento social fizeram com que eles entendessem que o mundo conectado não tem volta e que se adaptar era questão de vida ou morte para as empresas”, explica.
Se nossa vida está cada vez mais dentro do computador, o dinheiro também. Levantamento feito pelo CMO Survey apontou que as empresas já gastam 58% de seus investimentos em marketing no universo digital, volume 15,8% superior a 2020. “Os negócios estavam parados e todo mundo tinha urgência. As empresas queriam criar lojas virtuais, aprender a usar as redes sociais e a criar estratégias de posicionamento de marca em um mundo que pouco conheciam, que é a internet”.
Mas entrar na internet não é sinônimo de vender. Mariana explica que no ambiente online é ainda mais importante conhecer bem seu público-alvo e saber onde se quer chegar. “Nas redes sociais, os consumidores buscam envolvimento quase humano com as marcas. Por isso o sucesso de empresas que se comunicam como se fossem pessoas, interagem com brincadeiras e até com a concorrência de uma maneira simpática e humanizada. Isso atrai simpatia para a marca e gera fidelização”.
Comprar seguidores é prejuízo certo
Não adianta ter pressa pra construir sua base de clientes na internet. Ter muitos seguidores ajuda, desde que sejam verdadeiros e interajam com sua empresa. A tentação para acelerar o processo comprando seguidores é grande, mas compensa recusar as ofertas. “As redes sociais têm mecanismos para identificar seguidores falsos e que nunca interagem com determinadas páginas. Eles podem diminuir o alcance das suas publicações ou até aplicar punições. Vale a pena investir em tráfego pago para crescer naturalmente e sem riscos”, conclui.
Cinco dicas de marketing digital
- Defina quem é o seu público e seu objetivo
- Humanize o seu posicionamento: pessoas compram de pessoas
- Construa um mailing e gere relacionamento com essa audiência.
- Fuja de sites prontos
- Invista em múltiplos canais digitais
Sobre a Libelle Comunicação
Há mais de 6 anos no mercado, a Libelle Comunicação auxilia empresas a crescerem em sua jornada digital. Com especialistas em inbound marketing, marketing de conteúdo e desenvolvimento de sites, a Libelle acredita que o universo online é capaz de gerar inúmeras oportunidades quando há um trabalho bem feito dentro dele. A empresa trabalha construindo estratégias de forma humanizada para que os clientes possam aumentar suas vendas e voar alto no universo digital.
Fonte: AKM Assessoria de Imprensa