OS PNEUS NA PISTA
A Fórmula 1 retorna a Imola, uma das duas corridas caseiras da Pirelli (ao lado de Monza), com os pneus C2, C3 e C4 indicados para o Grande Prêmio da Emilia Romagna como P Zero Branco duro, P Zero Amarelo médio e P Zero Vermelho macio, respectivamente. Esta é a mesma nomeação que foi feita para Imola no ano passado, embora os compostos sejam obviamente diferentes com a última geração de pneus de 18 polegadas.
Os pneus são totalmente novos, mas a pista de Imola está exatamente como estava no ano passado, com uma sensação estreita e antiga. O asfalto data de 2011, o que torna a superfície de 11 anos razoavelmente abrasiva. É por isso que não vemos o mesmo duplo passo entre médio e macio como tivemos na Austrália há algumas semanas: a superfície mais madura em Imola gera mais aderência e, portanto, mais calor nos pneus, exigindo um composto mais macio mais robusto.
As forças que atuam nos pneus são geralmente iguais entre laterais e longitudinais, tornando-se uma pista fluida onde os pilotos precisam encontrar um bom ritmo. É particularmente importante obter uma boa tração na última curva Rivazza para ter uma forte corrida na reta de largada e chegada antes de uma forte área de frenagem na primeira curva: uma importante oportunidade de ultrapassagem.
Imola marca a primeira sessão de sprint do ano, com regras ligeiramente revisadas em relação ao ano passado, incluindo mais pontos em oferta. A partir de 2022, a pole position será registrada como o piloto que for mais rápido na sessão de qualificação de sexta-feira – e este piloto receberá o Prêmio Pirelli Pole Position. As regras de pneus são as mesmas dos eventos de sprint do ano passado. Em vez de ter 13 jogos de pneus para um fim de semana convencional, haverá apenas 12 jogos. Estes consistem em dois conjuntos de P Zero Branco duro, quatro conjuntos de P Zero Amarelo médio e seis conjuntos de P Zero Vermelho macio. Além disso, as equipes terão até seis conjuntos de intermediários Cinturato Green e três conjuntos de pneus molhados Cinturato Blue disponíveis em caso de chuva.
A Fórmula 2 apoiará um GP de Fórmula 1 em Imola pela primeira vez desde 2006, quando o campeonato era conhecido como GP2. Os pneus P Zero Yellow médio e P Zero Purple supermacios foram indicados. Esta será a estreia do supermacio revisado para 2022, apresentando otimizações para melhorar a resistência. Cada piloto tem cinco conjuntos de pneus slick (três médios e dois macios) para usar no fim de semana, com uma corrida de sprint de 25 voltas imediatamente após o sprint da Fórmula 1 no sábado e uma corrida de 35 voltas no domingo de manhã.
Esta será a primeira vez que o moderno campeonato de Fórmula 3 será disputado em Ímola. O composto médio P Zero Yellow é o único pneu indicado pela primeira vez nesta temporada, com os pilotos tendo quatro conjuntos para usar no fim de semana. A corrida de sprint acontece no sábado de manhã e a corrida longa no domingo de manhã.
FÓRMULA 2 E FÓRMULA 3
Na semana passada, um teste de temporada aconteceu em Barcelona com os pneus duros e macios da Fórmula 2: a mesma nomeação das corridas no circuito espanhol no próximo mês. No intervalo desde a primeira rodada no Bahrein, dois testes de F3 na temporada também foram realizados em Jerez e Barcelona, ambos usando o pneu duro.
WRC
Rally da Croácia, a terceira etapa do WRC, acontece no mesmo fim de semana de Imola: a primeira prova de asfalto puro do campeonato, para a qual estão disponíveis os pneus P Zero duros e macios. A versão mais recente do pneu duro foi testada no primeiro dos três testes de desenvolvimento da temporada deste ano, que ocorreram com a Toyota na Croácia antes do início do rali.
RALI HISTÓRICO
O novo pneu Pirelli P7 Corsa Classic D3B para carros de rali históricos estreou recentemente no rali Costa Smeralda na Sardenha. Este é um pneu de composto duro para asfalto seco, construído para alguns dos carros mais emblemáticos da época de ouro do esporte, como o Lancia Delta. A bicampeã mundial Miki Biasion ajudou a lançar o novo produto.
FERRARI CHALLENGE
O Ferrari Challenge, também equipado exclusivamente pela Pirelli, continuou com uma de suas rodadas mais famosas na América, em Daytona. Os vencedores incluíram Manny Franco (Trofeo Pirelli) e Brian Kaminskey (Coppa Shell), de um campo de mais de 60 carros.
Fonte: Néctar Comunicação Corporativa / Assessoria de Imprensa da Pirelli