A Melissa, marca tradicional de calçados femininos, colocará no mercado mais uma coleção. Mas, desta vez, o foco não está nas prateleiras das lojas, mas sim na chamada web3. Por meio de NFTs que retratam os clássicos que fizeram a história da marca. Com plataforma desenvolvida pela OnePercent, startup brasileira, referência e líder em tecnologia blockchain na América Latina, a empresa quer trazer novas experiências para o mercado consumidor feminino com benefícios exclusivos para quem comprar os tokens não-fungíveis da Real Jelly criada em 1979.
“A Melissa é pioneira a levar o público feminino a web3. Para que essa experiência seja extraordinária, transcendemos esse universo digital e adicionamos benefícios reais à essas aquisições”, afirma Raquel Scherer, Gerente Geral Melissa.
A OnePercent, além de ser a responsável por criar a infraestrutura da loja de NFTs da Melissa, também fará a “mintagem” dos tokens e todo o processo de registro em blockchain. Além disso, fará a compensação da pegada de carbono dessas operações pela Moss, climatech parceira da OnePercent que atua no mercado de crédito de carbono. Adicionado a isso, os NFTs da Melissa estão em Polygon. A escolha dessa rede para a “mintagem” dos tokens se dá pelo fato de ser uma solução que depende de um modelo de consenso chamado proof of stake (ou PoS), que é mais favorável ao meio ambiente, e ainda apoiado pela segurança da rede Ethereum.
“Com esse projeto, queremos ampliar a participação do público feminino no universo web3, aproximando-as à assuntos relacionados à blockchain e ao mundo cripto. Sempre mantendo o nosso posicionamento que é de integrar blockchain a preocupação ambiental e a construção de uma nova economia”, destaca Fábio Junges, cofundador da startup.
Como irá funcionar?
Os tokens que serão divididos entre as categorias rara, épica, mística e lendária poderão ser adquiridos por meio de pagamentos por cartão de crédito, PIX e, no futuro, poderão ser negociados no mercado secundário, tornando o ativo ainda mais interessante para os compradores ingressarem em iniciativas com características da chamada web3, como a transparência, segurança e oportunidades de novos tipos de relacionamento com as marcas.
Quem comprar os NFTs passa a ter a propriedade original de uma peça exclusiva e diversos benefícios relacionados à marca. E a transparência pode ser validada, com o acesso aos metadados, ou seja, as informações que descrevem o que esse ativo digital está representando ficarão armazenadas em IPFS: um serviço que permite ao proprietário acessar o NFT estando conectado à internet ou não e não podem ser modificados sem que haja uma nova transação de venda.
Sobre Melissa
Lançada em 1979, a marca integra o grupo calçadista brasileiro Grendene. Hoje presente em mais de 70 países, nasceu inspirada na moda dos pescadores da Riviera Francesa. Seu primeiro modelo, batizado de Aranha, logo ganhou o gosto nacional. Só na última década, Melissa fabricou mais de 32 milhões de pares de sapatos. Melissa é também reconhecida por suas criações de perfume e acessórios, como bolsas que já se tornaram icônicas. Uma das primeiras marcas do mundo a promover collabs, tem orgulho de uma história que conta com a participação de grandes nomes da moda mundial, como Viktor&Rolf, Y/Project, Lazy Oaf, Opening Ceremony, Marine Serre, À La Garçonne, Fila, Comme Des Garçons, Karl Lagerfeld e Vivienne Westwood. Sempre vanguardista, Melissa ultrapassa o segmento fashion e ainda conta com coleções elaboradas por artistas, como os designers brasileiros Irmãos Campana e a arquiteta iraniana-britânica Zaha Hadid – além de suas três galerias físicas, centros de grandes exposições e ativações artísticas e culturais, localizadas em três dos principais centros urbanos do mundo (São Paulo e Nova York). Outro grande orgulho dos 40 anos da marca, Melflex®️ – forma proprietária de PVC 100% reciclável – nos estabiliza como conscientes e conscientizadores do conforto e do estilo aliados à sustentabilidade.
Sobre a Grendene
A Grendene foi fundada em 1971 e é uma das maiores produtoras mundiais de calçados. Possui tecnologia proprietária e exclusiva na produção de calçados para os públicos feminino, masculino e infantil. A companhia é detentora de marcas reconhecidas e de sucesso, como Melissa, Ipanema, Rider, Zaxy, Grendha, Cartago, Grendene Kids e Pega Forte. Além disso, atua também através de licenciamentos de celebridades e personagens do universo infanto-juvenil. Vende seus produtos por meio de representantes comerciais, distribuidores, exportações diretas e por meio da subsidiária Grendene USA, Inc. (EUA), atingindo mais de 90 mil pontos de venda (sendo 44 mil no exterior e 50 mil no Brasil), contando com um Showroom Melissa em Milão e 4 lojas conceito: três “Galeria Melissa” (São Paulo, Nova York e Londres) e uma “Casa Ipanema” (Rio de Janeiro). A empresa emprega 18 mil pessoas e tem capacidade instalada de 250 milhões de pares/ano em suas cinco unidades industriais, compostas por 11 fábricas de calçados e fábrica de PVC para consumo próprio na produção de calçados. A empresa é listada no Novo Mercado da B3.
www.grendene.com.br/sustentabilidade/
Sobre a OnePercent
A OnePercent é uma das principais empresas de blockchain da América Latina especializada em tokenização, criação de NFTs, aplicação da tecnologia para rastreabilidade de produtos. Liderada por especialistas com mais de 20 anos de experiência no desenvolvimento de software e negócios na área de TI, criou uma solução completa chamada Oken que atende todos os pilares da construção de soluções em blockchain, se tornando uma one-stop-shop do mercado de tecnologia. Proporciona aos clientes acesso a tecnologia blockchain e soluções conjuntas com plataformas mobile, web, APIs e sistemas legados, conectando empresas e pessoas para criar uma economia global nova e mais democrática.
Fonte: Nova PR