OS PNEUS NA PISTA
Para a primeira visita ao aguardado circuito de rua de Miami, a Pirelli escolheu os três pneus do meio da gama: P Zero Branco duro é o C2, P Zero Amarelo médio é o C3 e P Zero Vermelho macio é o C4. Esta combinação é a mais utilizada durante todo o ano – e, também, a mais versátil.
O Autódromo Internacional de Miami, de 5,41 quilômetros, fica no Hard Rock Stadium Complex, em Miami Gardens – a casa do Miami Dolphins –, e conta com 19 curvas, três retas, mudanças de elevação e uma chicane. Espera-se que as velocidades máximas fiquem na região dos 320 km/h, com uma média de cerca de 223 km/h e com os pilotos em aceleração máxima por aproximadamente 58% da volta. As curvas 11 e 17 são as duas principais oportunidades de ultrapassagem, com três zonas DRS.
Com o 11º local a sediar um grande prêmio nos EUA, sendo esse totalmente novo para todos, a Pirelli teve que confiar em dados de simulação para obter as indicações de pneus. Esta informação indica que os pneus do meio da gama serão os mais adequados para a corrida de 57 voltas. O asfalto é liso e oferece uma aderência razoável; as forças de trabalho nos pneus são intermediárias.
O novo asfalto provavelmente levará a um alto grau de evolução da pista, especialmente no início do fim de semana, tendo o Porsche Challenge e a W Series como eventos de apoio. O clima pode ser imprevisível, com temperaturas ambientes em torno de 20 graus, mas há um risco bastante alto de chuva e vento na costa da Flórida nesta época do ano.
“Houve um grande burburinho em torno do primeiro Grande Prêmio de Miami, onde a pista tem algumas semelhanças com Jeddah, embora haja algumas partes que são mais lentas e mais técnicas do que na Arábia Saudita: especialmente a seção das curvas 11 a 16. O resto é um traçado muito rápido, em sentido anti-horário, que coloca a ênfase nos pneus do lado direito do carro. Esperamos a habitual evolução rápida da pista e uma superfície lisa com o novo asfalto – mas a pista foi lavada a jato em alta pressão, o que significa que deve oferecer uma boa aderência desde o início. Por ser um traçado veloz, os carros provavelmente usarão uma configuração de downforce de baixa a média, o que pode levar a um pouco de escorregamento nas curvas de alta velocidade quando os carros estiverem com os compostos duros. Para qualquer pista nova, nossa escolha tende a ser conservadora, então será interessante confrontar as simulações com os dados reais”.
- TESTES DENTRO DA TEMPORADA DE F1
O programa de testes de temporada da Pirelli na Fórmula 1 para os pneus do próximo ano começou em Imola, com Alfa Romeo, AlphaTauri, Alpine e Ferrari testando os protótipos de pneus slick do próximo ano em clima quente e seco.
- PIRELLI HOT LAPS
O programa Pirelli Hot Laps retorna em Miami, com vários convidados sortudos tendo a chance de percorrer o circuito em carros produzidos pelas fabricantes de Fórmula 1. Vários pilotos de F1 assumem o volante, incluindo Nico Hulkenberg, da Aston Martin.
- POP-UP P ZERO WORLD
A Pirelli lançará uma butique pop-up P Zero World na Lincoln Road, perto de Miami Beach, para celebrar o Grande Prêmio, replicando as instalações permanentes de alto padrão já vistas em Los Angeles. O diretor de automobilismo da Pirelli, Mario Isola, participará da festa de abertura na quinta-feira antes da corrida.
- WRC
O Rally da Croácia, terceira rodada do Campeonato Mundial de Rali, equipado com Pirelli, foi vencido pelo líder do campeonato Kalle Rovanpera, com um Toyota. Com condições inicialmente úmidas, os pneus de chuva Cinturato RW da Pirelli foram usados, antes que os pilotos mudassem para os pneus de asfalto P Zero macio quando as estradas secaram. A categoria do campeonato júnior, para pilotos com menos de 28 anos, foi vencida por outro finlandês, Lauri Joona, que agora lidera a classificação em conjunto com Jon Armstrong.
- GT
O GT World Challenge Sprint Cup começou no circuito Brands Hatch no último fim de semana, como parte do GT World Challenge. Raffaele Marciello e Timur Boguslavskiy venceram o evento geral em uma Mercedes e agora lideram a classificação de pilotos, enquanto Valentino Rossi marcou seus primeiros pontos ao terminar em oitavo em um Audi.
Fonte: Néctar Comunicação Corporativa / Assessoria de Imprensa da Pirelli