O QUE APRENDAMOS
- O piloto da Mercedes, George Russell, foi o mais rápido na sessão de FP2 com o pneu macio P Zero Red, quando as equipes experimentaram o novo circuito de rua de Miami. O líder do campeonato da Ferrari, Charles Leclerc, foi o mais rápido no TL1, enquanto a Red Bull ficou em terceiro em cada sessão (com Max Verstappen no TL1 e Sergio Perez no TL2).
- Os pilotos concentraram-se fortemente no P Zero Yellow médio, bem como no macio hoje, com o P Zero White a correr muito menos – apesar das temperaturas da pista que atingiram o pico de 59 graus centígrados (com 39 graus ambiente).
- Como esperado, houve um alto grau de evolução da pista ao longo do dia no asfalto novinho em folha à medida que mais borracha era colocada. Ambas as sessões de treinos livres foram interrompidas por bandeiras vermelhas, o que interrompeu parte da coleta de dados vitais sobre diferentes cargas de combustível.
- A diferença de desempenho entre o macio e o médio é de cerca de 0,5 segundos, enquanto há uma diferença estimada um pouco maior entre o médio e o duro de 0,7 segundos – mas com tão pouco rodando no duro e mais evolução da pista esperada, é difícil ser preciso isso por enquanto.
“Foi um dia interessante na desafiadora nova pista de Miami, apesar das interrupções da bandeira vermelha em cada sessão de treinos livres. Houve boa aderência desde o início e o desgaste dos pneus aqui parece definido para decidir a estratégia: no papel, parece pouco escolher entre uma parada e uma para duas, mas a taxa de desgaste fará a balança pender. Vimos esta manhã o dano que poderia ser causado a um pneu saindo da pista para a área de escoamento abrasivo, e é incrivelmente fácil cometer um erro aqui: com o pneu dianteiro direito sendo crucial para cuidar. Houve a alta evolução da pista que esperávamos ao longo do dia neste novo asfalto, que provavelmente continuará amanhã, com as equipes rodando principalmente nos compostos médios e macios nos treinos livres até agora. O composto C2 duro é aquele que eles já conhecem muito bem, então esta pode ser uma razão pela qual não vimos muito disso até agora. Um fator desonesto ainda pode ser o clima: estava incrivelmente quente hoje, mas havia um alto nível de umidade e o risco de chuva forte parece ao virar da esquina, especialmente no dia da corrida.”
Fonte: Comunicação Corporativa / Assessoria de Imprensa da Pirelli