Pela primeira vez na temporada brasileiro seguiu para a fase de duelos na classificação da sétima etapa

O aeroporto de Tempelhoff, na Alemanha, recebeu neste fim de semana, entre os dias 14 e 15 de maio, as atividades da sétima e oitava etapas do Campeonato Mundial da F-E. Os 22 pilotos que compõe o grid da principal categoria de carros elétricos do planeta se reuniram para o evento que marcou exatamente a metade da competição.

A bordo do carro #7 da equipe norte-americana Dragon Penske o piloto brasileiro Sérgio Sette Câmara conseguiu junto aos seus engenheiros e mecânicos uma boa evolução em seu modelo Penske EV-5. Na classificação para a prova da sétima etapa ele registrou a sua melhor posição de largada até aqui ficando com o sétimo lugar para o início da corrida. Na prova, que teve transmissão no Brasil pelo Sportv e TV Cultura, o desfecho foi bastante diferente. Com os mesmos problemas de consumo excessivo de bateria ao longo das corridas Sérgio foi obrigado a poupar muita energia do carro, assim como nas etapas anteriores. Deste modo, seguindo as instruções de sua equipe de engenharia, ele cadenciou o ritmo de forma que fosse possível concluir a prova. Sem ação para se defender dos ataques, contudo, ele acabou se tornando um alvo extremamente fácil e nada pode fazer caindo de posições até receber a bandeirada na 17ª posição.

No domingo, que teve como principal mudança o sentido da pista para o horário, o dia parecia promissor. No segundo treino livre Sette foi o 11º mais veloz e seguiu confiante para a classificação. Neste momento, porém, ele não conseguiu encontrar a mesma estabilidade para o carro e, mesmo com um bom ritmo, ficou com o 17º lugar para a largada. “Os tempos aqui na Fórmula-E são sempre muito próximos e fiquei a apenas 150 milésimos de seguir, novamente, para a fase de duelos na classificação”, comentou o piloto de 23 anos.

Para a corrida, já ciente da deficiência energética do carro da Dragon Penske, piloto e engenheiros optaram por seguir uma estratégia contando com a entrada do safety-car onde, desde o começo da prova, utilizariam 100% da potência do carro. No começo, realmente funcionou. Sérgio fez uma excelente largada, quando ganhou duas posições. Nas voltas seguintes, após utilizar o Attack Mode, foi escalando o pelotão e chegou a estar em 12º. Na segunda metade da corrida, porém, como a entrada do carro de segurança acabou não acontecendo, o piloto novamente teve de poupar muita energia para terminar a corrida e, com isso, ele concluiu as 40 voltas da etapa no 19º lugar.

“Nós analisamos bastante o histórico das provas aqui em Tempelhoff e sempre, pelo menos uma vez, havia situação de entrada do safety. Não tínhamos outra opção a não ser arriscar e ver até onde seria possível seguirmos utilizando 100% de potência. Posso dizer que, se por um lado não tivemos como seguir até o fim nessa estratégia, por outro foi muito bom pois me diverti bastante e pudemos levantar dados interessantes para o restante da temporada também. A próxima etapa, no começo do mês que vem, será num traçado inédito para todo mundo e, sendo assim, acredito que teremos melhores chances para buscar os primeiros pontos do ano”, concluiu Serginho.

A nona etapa do Campeonato Mundial de Fórmula-E será disputada no sábado, dia 04 de junho, no circuito de rua de Jakarta, na Indonésia.

Divulgação: Quick Comunicação e Marketing 

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