OS PNEUS NA PISTA
A Pirelli traz os pneus mais duros da linha 2022 para a corrida onde é patrocinadora principal na Espanha, com o C1 como o P Zero White duro, o C2 como o P Zero Yellow médio e o C3 como o P Zero Red macio. É uma escolha bastante simples – que é a mesma do ano passado, embora usando uma nova família de pneus – com as demandas do circuito de Barcelona sendo extremamente conhecidas dos testes e corridas anteriores. Isso inclui a longa curva 3 e a curva 9: todas as curvas que colocam muita energia nos pneus.
As equipes estiveram em Barcelona em fevereiro, há três meses, para testes de pré-temporada. No entanto, existem três grandes diferenças a serem consideradas: primeiro, as equipes se concentraram em testar compostos no meio da faixa na época, e não no duro; em segundo lugar, as condições meteorológicas eram muito mais frias; e em terceiro lugar, os novos carros estavam em sua especificação de lançamento mais básica. Os carros evoluíram consideravelmente desde então, e será interessante ver o quanto essa melhoria realmente é com as atualizações mais recentes.
Com Barcelona sendo um circuito muito bem usado, não haverá uma grande evolução da pista esperada ao longo do fim de semana, graças a uma agenda lotada de corridas de apoio também. As temperaturas devem ser secas e quentes, aumentando as altas exigências impostas aos pneus. A pista em si está inalterada em relação ao ano passado, quando a curva 10 foi modificada, aumentando ligeiramente o comprimento total do circuito.
A estratégia vencedora do ano passado foi duas paradas, a abordagem tradicional para Barcelona, com o piloto da Mercedes Lewis Hamilton triunfando da pole usando uma estratégia suave-média-média. Soft-médio-soft foi usado por todos os finalistas de P2 a P8.
“É difícil dizer muito sobre Barcelona que já não tenha sido dito, já que é possivelmente o circuito mais conhecido do calendário para os pilotos, com seu amplo layout tornando-o um local perfeito para testes. Tem um pouco de tudo, com o setor final muito técnico sendo particularmente importante quando se trata de cuidar dos pneus. Como resultado, as equipes terão uma boa oportunidade de avaliar o progresso que fizeram com seus carros desde o início da temporada, embora as condições climáticas sejam muito mais quentes e provavelmente haverá muito mais corridas com pneus duros do que houve nos testes, que talvez sejam a chave para a corrida. No passado, Barcelona era tradicionalmente uma parada dupla, então será interessante ver se a nova geração de pneus este ano leva alguém a mirar uma parada única”.
Os pneus P Zero Branco duro e P Zero Vermelho macio foram nomeados para a quarta rodada da temporada de Fórmula 2 na Espanha. Esta é a mesma indicação das últimas corridas do campeonato no circuito em 2020, e uma que já foi vista este ano na primeira rodada no Bahrein e no teste da temporada em Barcelona no mês passado. Cada piloto tem cinco conjuntos de pneus slick (três duros e dois macios) para usar durante o fim de semana, que inclui uma corrida de sprint de 26 voltas no sábado à tarde e uma corrida de 37 voltas no domingo de manhã, quando ambos os compostos devem ser usados se está seco.
O pneu duro P Zero White é indicado para a terceira rodada da temporada de Fórmula 3 . Os pilotos terão três conjuntos de compostos duros mais um conjunto de pneus médios P Zero Amarelos da rodada anterior em Imola para uso apenas nos treinos livres. O pneu duro também foi usado pela F3 em Barcelona no ano passado, bem como na primeira rodada de 2022 no Bahrein e nos testes da temporada realizados em Jerez e Barcelona no mês passado. A corrida de sprint com duração de 20 voltas acontece no sábado de manhã e a corrida principal com duração de 24 voltas no domingo de manhã.
- GT
A rodada de abertura do Intercontinental GT Challenge 2022 começou no icônico circuito de Bathurst, na Austrália, no último fim de semana, rodando exclusivamente com pneus Pirelli. Jules Gounon, Luca Stolz, Kenny Habul e Martin Konrad lideraram uma Mercedes 1-2-3 de um campo de 20 carros GT3 após 12 horas de corrida do amanhecer ao anoitecer. - O WRC
Rally Portugal, quarta jornada do Campeonato do Mundo de Ralis, realiza-se no Porto no mesmo fim-de-semana do Grande Prémio de Espanha, a cerca de 1150 quilómetros. Esta é a primeira rodada de cascalho do campeonato, com a Pirelli trazendo as últimas evoluções de seus pneus Scorpion para cascalho. - ERC
O Campeonato Europeu de Rally foi retomado nas Ilhas Canárias para a terceira rodada do campeonato no último fim de semana, com a Pirelli trazendo pela primeira vez seu novo pneu de asfalto P Zero RA5A, apresentando uma nova construção que melhora o desempenho e a confiabilidade. Nils Solans deu ao novo pneu uma estreia vencedora em seu Volkswagen Polo. - DA CORRIDA À ESTRADA
A pista de testes de inverno de Flurheden da Pirelli na Suécia também está abrindo uma instalação de verão, garantindo pela primeira vez testes de pneus durante todo o ano na Suécia. A facilidade avançada – localizado a menos de 300 quilômetros da base do Rali da Suécia em Umea – é usado para desenvolver produtos mais recentes de carro de estrada da Pirelli com base nas lições aprendidas a partir de automobilismo.
Néctar Comunicação Corporativa / Assessoria de Imprensa da Pirelli