A HISTÓRIA DO PNEU DE CORRIDA
O piloto da Red Bull, Max Verstappen, usou uma estratégia de três paradas e passou do segundo lugar no grid para a vitória na corrida e a liderança do campeonato. Ele alternou entre o pneu macio P Zero Vermelho (com o qual iniciou a corrida) e o P Zero Amarelo médio, no qual terminou.
Seu companheiro de equipe Sergio Perez e o piloto da Mercedes George Russell, que também terminou no pódio, usaram uma estratégia diferente de três paradas: macio-médio-médio-macio.
Todos optaram por largar com o pneu macio P Zero Red, com exceção do piloto da Mercedes, Lewis Hamilton, que selecionou o P Zero Yellow médio. Tendo caído para o final do pelotão após o contato na primeira volta, Hamilton voltou para o quarto lugar geral graças a uma estratégia de três paradas – com sua primeira parada após a primeira volta, tornando-a efetivamente duas paradas.
Valtteri Bottas foi o bicampeão real mais bem colocado, em P6. Apenas quatro dos finalizadores pararam duas vezes, com três estratégias diferentes em jogo.
As temperaturas ambiente e da pista foram as mais altas de todo o fim de semana de hoje, chegando a 51 graus centígrados na pista. Apesar dessas condições difíceis, os pilotos preferiram os compostos macios e médios.
COMO OS COMPOSTOS FIZERAM A DIFERENÇA
HARD C1: O pneu mais duro da gama foi considerado muito lento em comparação com as outras opções atuais. Apenas o piloto da Haas, Kevin Magnussen, o usou, por um longo período final. No entanto, comparando seus tempos com carros equivalentes no pneu médio, os tempos de volta não foram muito diferentes.
MEDIUM C2 : O composto chave para esta corrida, capaz de completar longas passagens sem comprometer o desempenho. No entanto, Hamilton foi o único piloto a escolhê-lo para o início.
SOFT C3 : A revelação da corrida, que ofereceu uma forte resistência às altas demandas energéticas e térmicas de Barcelona hoje, oferecendo uma notável vantagem de ritmo. O macio também conquistou a volta mais rápida nas mãos de Perez.
“Este foi certamente um dos maiores testes que nossos novos pneus de 18 polegadas enfrentaram durante todo o ano, graças a um circuito de alta energia com grande degradação esperada e temperaturas de pista que ultrapassaram 50 graus centígrados. Podemos dizer agora que eles lidaram muito bem com o desafio, e o que torna seu desempenho ainda mais impressionante é que os pilotos se concentraram apenas nos pneus mais macios indicados aqui. Em particular, o pneu macio foi uma revelação, com quase todos os pilotos escolhendo-o para a largada e muitos deles rodando com o macio durante a maior parte da corrida. Houve uma grande variedade de estratégias vistas em todo o campo, com pilotos dispostos a ultrapassar os limites e mirar três paradas, aumentando o espetáculo de uma corrida extremamente disputada: também porque esses carros facilitam as ultrapassagens. Parabéns à Red Bull pela dobradinha decisiva;
Felipe Drugovich conseguiu duas vitórias em duas, reforçando sua vitória na Sprint Race ontem com outra na Fórmula 2 Feature Race de 37 voltas de hoje. O piloto da MP Motorsport completou um período inicial mais longo (de P10 no grid) com os pneus macios P Zero Red do que qualquer outro até a volta 18, depois subiu o pelotão mais uma vez quando mudou para o P Zero White duro. Clement Novalak, no outro carro da MP, foi o mais bem colocado de sete pilotos na estratégia alternativa (difícil a macio), terminando a corrida em quinto depois de largar da P12 do grid e fazer sua única parada na volta 24. Pneu impressionante gestão, com Drugovich capaz de estender seu período de abertura suave apesar das condições muito quentes, foi fundamental para a vitória da corrida.
Victor Martins, da ART Grand Prix, venceu as 24 voltas da Fórmula 3 em segundo no grid, tendo ultrapassado Roman Stanek, da Trident, que largou da pole. A corrida foi interrompida por dois períodos de safety car – um logo após a largada e outro na metade da corrida – que reduziram a degradação do pneu rígido P Zero White indicado para este fim de semana. As temperaturas ambientes ficaram em torno de 30 graus com temperaturas de pista de 37 graus para a corrida desta manhã.
Fonte: Néctar Comunicação Corporativa / Assessoria de Imprensa da Pirelli