O CAMINHO PARA O PÓDIO

O piloto da Ferrari, Charles Leclerc, conquistou sua quarta pole position da temporada, usando o pneu macio P Zero Red do início ao fim. Ele completou apenas uma corrida em cada sessão, além do Q3, para economizar um conjunto de pneus macios para a corrida. Sua única corrida no Q2 foi com pneus macios usados: o mesmo conjunto que ele havia feito no Q1. Leclerc foi o mais rápido em todas as sessões de treinos e também em todas as sessões de qualificação, exceto no Q2.

A sessão de qualificação de uma hora começou em altas temperaturas de 37 graus centígrados e 48 graus na pista, tornando particularmente importante gerenciar os pneus neste circuito de alta energia.

Apenas o pneu macio foi usado durante a qualificação por todos os pilotos, com uma vantagem de desempenho de pouco mais de um segundo por volta em relação ao P Zero Amarelo médio.

O prêmio Pirelli Pole Position foi dado a Leclerc pelo pai de seu companheiro de equipe: Carlos Sainz (Sênior) da Espanha. Sainz é bicampeão mundial de rally com a Pirelli, que venceu o Rally da Catalunha – realizado em etapas perto de Montmelo – pela primeira vez há exatamente 30 anos em 1992: apenas uma das 26 vitórias de rally ao longo de sua carreira exemplar. Sainz chega ao Grande Prêmio da Espanha direto do Rally de Portugal, onde um evento de gala para comemorar os 50 anos do Campeonato Mundial de Rally – agora fornecido exclusivamente pela Pirelli – foi realizado há três dias.

CIRCUIT DE BARCELONA-CATALUNYA, SPAIN – MAY 21: Charles Leclerc, Ferrari, receives his Pirelli pole position award from Carlos Sainz Snr during the Spanish GP at Circuit de Barcelona-Catalunya on Saturday May 21, 2022 in Barcelona, Spain. (Photo by Mark Sutton / LAT Images)

CADERNO DE ESTRATÉGIA

A maneira mais rápida de abordar o Grande Prêmio da Espanha de 66 voltas é duas paradas, e até mesmo três paradas não estão fora de questão. Mas qual das duas paradas será mais rápida? A opção mais versátil para começar a corrida é o pneu médio P Zero Yellow, para garantir um primeiro stint razoavelmente longo, mas o que acontece depois depende muito dos pneus que cada piloto deixou de sua alocação.
O P Zero Red macio tem uma vantagem de velocidade notável sobre o médio, embora com uma vida útil mais curta, e isso pode torná-lo atraente para quem tem bom ritmo de corrida. O pneu duro P Zero White também pode desempenhar um papel, embora seja mais de um segundo por volta mais lento que o médio.
Teoricamente, a maneira mais rápida de abordar a corrida é meio-médio-macio. A segunda maneira mais rápida é meio-suave-suave, e existem algumas estratégias de três paradas que também podem funcionar bem. Meio-duro-macio, usando os três compostos, é uma opção interessante, mas é mais rápido no papel para evitar o duro.
No entanto, não há uma probabilidade particularmente alta de carro de segurança na Espanha, e as temperaturas devem ser um pouco mais quentes do que hoje. Tudo isso pode empurrar as equipes para os compostos mais duros, dados os níveis de degradação vistos até agora nos treinos livres.

“Foi uma sessão de qualificação quente e dura, onde a gestão do pneu macio foi crucial para extrair o máximo da performance. Não apenas isso, mas a estratégia desempenhou um papel importante e o risco calculado de Leclerc de completar apenas uma corrida no Q2 – uma decisão que também foi tomada pela Mercedes – poderia lhe dar algumas opções diferentes. A degradação será definitivamente um fator amanhã, com temperaturas previstas para serem talvez ainda mais quentes do que hoje, então esta provavelmente será a corrida mais desafiadora do ano para pneus até agora, onde gerenciamento e estratégia serão a chave para o sucesso. Uma coisa interessante que vimos hoje foi o TL3: muitas vezes isso é focado na preparação para a classificação, mas hoje vimos muitas equipes otimizando a configuração e o equilíbrio à luz da degradação vivida ontem.”

Divulgação Pirelli
Divulgação Pirelli

Todos os pilotos iniciaram a corrida de sprint de Fórmula 2 de 26 voltas (sem pit stops obrigatórios) com o pneu duro P Zero White, em temperaturas de pista de 43 graus centígrados no início da corrida. O piloto da MP Motorsport, Felipe Drugovich, assumiu a liderança do quarto lugar no grid antes de um safety car logo após a largada. Uma vez que a corrida recomeçou, os pilotos permitiram que os pilotos se esforçassem ao longo do stint, apesar das condições difíceis. Drugovich conseguiu estender sua vantagem para definir a volta mais rápida nos momentos finais e vencer por mais de dois segundos.

Foi uma vitória em casa para David Vidales e Campos Racing na pole invertida do grid para a Fórmula 3 Sprint Race de 20 voltas , à frente de Jak Crawford, da Prema Racing, que ultrapassou Juan Manuel Correa, da ART Grand Prix, pelo segundo lugar. Correa perdeu um lugar no pódio com a degradação de seus pneus: destacando a importância do gerenciamento de pneus, mesmo com o composto rígido P Zero White em temperaturas de pista quentes de mais de 40 graus centígrados e um layout de circuito de alta energia. O quarto lugar para Arthur Leclerc (irmão de Charles) da Prema significa que ele agora lidera o campeonato – mas há outra corrida mais longa de 24 voltas para hoje.

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Fonte: Néctar Comunicação Corporativa / Assessoria de Imprensa da Pirelli

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