O QUE APRENDEMOS

 

  • O piloto da Ferrari, Charles Leclerc, liderou as duas sessões de treinos livres em seu GP de casa hoje, usando o pneu P Zero Vermelho macio no TL2 e o P Zero Amarelo médio no TL1.

 

  • O desempenho e o plano de uso dos pneus hoje estiveram muito em linha com as expectativas. A Ferrari foi a única equipe a usar apenas o pneu médio no TL1, enquanto só Williams e Aston Martin usaram o macio no TL1. À tarde, os compostos macios e médios foram usados ​​quase exclusivamente – embora a Ferrari tenha escolhido terminar a sessão com o P Zero Branco duro.

 

  • As condições foram consideravelmente mais quentes do que da última vez em Mônaco, com temperaturas de pista acima de 50 graus hoje. Isso ajudou no aquecimento dos pneus, mas, como sempre, houve baixo desgaste e degradação. A sessão de TL2 foi interrompida por uma bandeira vermelha – uma ocorrência comum nos limites sinuosos do circuito de rua de Monte Carlo – que condensou os planos do treino.

 

  • No momento, há uma diferença de desempenho estimada em cerca de 0s4 entre o médio e o macio, os dois compostos principais para a corrida, e aproximadamente 0s6 entre o médio e o duro. No entanto, as diferenças de desempenho foram disfarçadas um pouco pela evolução da pista, que, como sempre, foi alta.

 

“Os treinos livres correram muito bem, como esperávamos; talvez a única surpresa tenha sido o clima, que foi o mais quente que vimos em Mônaco recentemente, com temperaturas da pista cerca de 15 graus mais quentes do que nesta época no ano passado. O clima pode surpreender ainda mais este fim de semana, pois parece que há risco de chuva no domingo. Vimos um pouco de granulação esta manhã, o que não foi uma surpresa real na superfície escorregadia ‘verde’, e esperamos que a pista continue a evoluir neste fim de semana. Hoje foi importante para os pilotos estabelecerem seus pontos de referência aqui com os novos pneus de 18 polegadas, que obviamente dão uma perspectiva bastante diferente neste circuito apertado e sinuoso, onde a precisão é fundamental.”

 

  • A classificação da Fórmula 2 foi dividida em dois grupos, como de costume, para tentar mitigar o tráfego, com todos os competidores usando o pneu P Zero Roxo supermacio (nomeado ao lado do P Zero Vermelho macio neste fim de semana). Assim como na Fórmula 1, a ação foi interrompida por uma bandeira vermelha após a batida do piloto da Van Amersfoort, Jake Hughes, que encurtou a sessão. No entanto, Hughes partirá da pole invertida no grid para a corrida de amanhã, sem pit stops obrigatórios. Liam Lawson conquistou a pole para a Carlin, com os pneus supermacios se mostrando resistentes às altas temperaturas; capazes de definir tempos rápidos em várias voltas.

 

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Fonte: Néctar Comunicação Corporativa / Assessoria de Imprensa da Pirelli

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