Embalagens vazias e um pouco de criatividade garantem a diversão de cães e gatos
Médica veterinária da DogHero fala sobre a importância dos pets gastarem energia
Pais e mães de pets estão sempre em busca de novidades e maneiras diferentes de entreter seus animais de estimação. Alguns ainda tem uma necessidade maior de gastar energia, desta maneira, os brinquedos têm um papel fundamental para estimular a curiosidade e o desenvolvimento dos pets.
Para comemorar a semana do ‘Meio Ambiente’ com consciência, a DogHero, maior empresa de prestação de serviços para animais de estimação da América Latina, dá dicas de como fazer brinquedos reciclados para o pet, com utensílios que já temos em casa, como embalagens vazias, por exemplo.
Itens descartados no lixo comum, podem se transformar em brinquedos criativos. Uma garrafa de plástico com um petisco escondido dentro se transforma em brinquedo que estimula o olfato do pet. Com um pouquinho de criatividade, materiais como caixas de papelão, cordas com texturas diferentes e caixas de ovo conseguem entreter cães e gatos por horas.
A médica veterinária Thaís Matos, especialista da área de Confiança & Segurança da DogHero, faz uma consideração sobre a importância dos pets gastarem energia. “Muitas brincadeiras com gatos têm como base o instinto de caça do animal, isso ajuda o pet a gastar energia acumulada e colabora para que o bichinho pratique os seus instintos. Para alguns cães, a necessidade de gastar energia é maior, desta maneira, os brinquedos são excelentes opções para mantê-los entretidos”.
Sem dúvida, pets felizes são saudáveis. Confira abaixo as dicas de brinquedos recicláveis que os tutores podem fazer em casa.
Garrafa pet para estimular os instintos de cães e gatos
Tem muita coisa que dá para fazer com a garrafa pet. 1. O tutor pode utilizar a tampinha da garrafa para que o pet procure por ela. Faça isso amarrando um barbante na tampa, use como isca para o gatinho. 2. Cães que gostam de brincar de “pegar” com a própria garrafa pet. Amasse a parte central da garrafa, deixando o meio dela, achatado e as pontas mais arredondadas. Assim, a garrafa não vai tão longe e fica mais fácil de ser pega pelo cãozinho. 3. Outra sugestão é fazer alguns buraquinhos na garrafa pet e encher com alguns petiscos ou ração (que caem conforme o cachorro manipula e morde essa mesma garrafa). Faça barulho com a garrafa para chamar a atenção do cãozinho e logo ele começará a rolar e perseguir o novo brinquedo para conquistar seu lanchinho.
Reutilize caixas de papelão para o pet brincar de “caça”
Caixas de papelão podem servir de esconderijo para o pet, os gatinhos amam se esconder e tirar uma soneca. Uma dica de brincadeira interessante é aproveitar toalhas pequenas e velhas, colocar alguns petiscos dentro e deixar que o pet desenrole o seu “prêmio” de forma divertida.
O tutor também pode esconder os brinquedos preferidos do pet e em seguida colocar alguns petiscos para ele procurar. Seu instinto de “caça” fará com que ele fareje os petiscos e o pet ficará por ali até conseguir todos eles.
Bandeja de ovo se transforma em um comedouro divertido
O tutor pode aproveitar uma bandeja de ovo limpa para adicionar um pouco de ração ou petiscos em cada espaço dos ovos. O brinquedo funcionará como um comedouro lento, fazendo com que o pet coma devagar e se distraia ao conseguir pegar seu alimento.
Sobre a DogHero
A DogHero é a maior empresa de serviços para animais de estimação da América Latina. Pelo seu app e site, conecta quem tem pet a uma comunidade de heróis – formada por anfitriões, pet sitters, passeadores e veterinários -, que ajudam na rotina de cuidado com a saúde e bem-estar dos pets. Atualmente, a comunidade de heróis conta com mais de 30 mil cuidadores, que passam por um extenso e rigoroso cadastro e recebem orientação adequada, disponíveis em cerca de 750 cidades no Brasil. Listada pela Tracxn entre os 22 “minicórnios” em ascensão para o ano de 2021, a DogHero foi fundada em 2014 pelos empreendedores brasileiros Eduardo Baer e Fernando Gadotti. Em outubro de 2020, o marketplace de serviços se uniu à Petlove, Vetsmart e Vetus, construindo assim o maior ecossistema pet do país – Grupo Petlove -, com o propósito único de facilitar a rotina de quem tem pet.
Fonte: Rosângela Andrade/Fala Criativa