Após anos sem manutenção, estrutura foi completamente reformada em esforço em conjunto das secretarias de Saúde, de Esportes, de Obras e de Governo
Quando o prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior, foi fazer uma vistoria na UBS Piraporinha logo no começo do ano passado, entendeu que a reforma naquela unidade dependeria de esforço coletivo do governo. O equipamento estava sem manutenção havia um bom período, o telhado apresentava falhas estruturais e seria preciso executar uma obra mais robusta no local. E a união de forças moveu o projeto de uma nova UBS Piraporinha.
As secretarias de Saúde e de Obras iniciaram a avaliação do que seria preciso fazer para entregar uma unidade de qualidade para os moradores do bairro. Após o diagnóstico, foi desenhado o projeto, com a previsão de recursos necessários para execução da obra. A secretária da Saúde, Dra Rejane Calixto, e o secretário de Obras, Luiz Carlos Theophilo, junto de suas equipes, apresentaram o resultado dessa avaliação ao prefeito. Tudo isso em meio a novas ondas da pandemia de Covid-19, que impediram o fechamento da unidade para dar celeridade às obras.
A alternativa para dar início à reforma sem desatender os moradores do Piraporinha foi dialogar com a secretária de Esporte e Lazer, Luciana Avelino. O Clube Municipal Mané Garrincha, que está instalado a 400 metros da unidade, foi cedido pela pasta para acolher os serviços do equipamento de saúde durante as obras.
Essa parceria foi enaltecida pela gerente da UBS, Cláudia Aparecida Gonçalves. “Sou gerente da UBS há nove meses e quero agradecer a equipe por sempre estar junto, principalmente nesta fase da reforma, que não foi fácil, muda pra lá e cá. Agradeço também à equipe do Esporte pela acolhida. Com certeza vamos ter outras melhorias e estamos de portas abertas para atender a população”.
Tantos problemas demandaram um investimento além do estimado pela administração. Então entrou a articulação do secretário de Governo, Dheison Renan Silva. “Um dia viemos aqui e o telhado apresentava tanta goteira que não tinha como fazer o atendimento. Chamamos o Dheison, que fez suas interlocuções, falou com muita gente. Quero também agradecer todo empenho do Dheison nesse projeto”, lembrou Dra Rejane Calixto. A obra demandou R$ 200 mil e contou com emendas parlamentares do deputado estadual Márcio da Farmácia e intermediadas pelos vereadores Neno e Talabi.
Todo esse esforço coletivo resultou em uma transformação na UBS Piraporinha, como contou a profissional Denise Tomie. “Sou dentista da UBS desde 2015 e quero agradecer pela reforma que solucionou um problema muito antigo de infiltração de água da chuva dentro da clínica e readequou o nosso consultório para atender a população com mais segurança. Acredito que esse processo de melhoria é contínuo e quero agradecer a todos os envolvidos. Agradeço ainda a população pela compreensão e dizer que todos nós queremos a mesma coisa, melhorar o atendimento”, afirmou a cirurgiã dentista da unidade.
“Nós, conselheiros, éramos cobrados dia a dia pela reforma e hoje a gente só tem a agradecer. Que todos sintam-se beneficiados por essa reforma, tanto os profissionais como os usuários, que como eu, frequentam a unidade”, afirmou Vanessa Delgado, eleita conselheira popular de saúde pela UBS.