Instituição vai oferecer entradas gratuitas durante o dia do evento, que será em 25 de junho e reunirá oito estabelecimentos gastronômicos de São Paulo, além de música ao vivo
No mês das festas juninas, a botecagem paulistana ganha clima e sabores de quermesse com a segunda edição do Festival Cultura de Boteco – Arraial do Charles Miller. O evento acontece neste sábado (25), na área externa do Museu do Futebol, instituição do Governo do Estado de São Paulo, e reúne oito importantes estabelecimentos gastronômicos, além de duas bandas de forró e DJs. E para completar o passeio, o Museu oferecerá entrada gratuita a todos os visitantes.
O Arraial também será gratuito e acontecerá das 11h às 19h, conectando o público ao longo do dia com casas de todas as regiões de São Paulo, que levam para um mesmo lugar petiscos de destaque em seus cardápios. Marcam presença no evento o Cannoli do Calimano, que, como o nome sugere, é especialista em cannoli, além de apresentar também seu sanduíche de porchetta alla romana; o Carlinhos Restaurante, com seu inimitável arais de carne e de queijo; o Dr. Costela, famoso por seus assados; o Família Kariri, com suas especialidades do Nordeste; o Miquelina Focacceria, que oferece na Vila Leopoldina suas pinsas, espécie de pizza romana; o Hilda Botequim, especialista em receitas regionais; o Rota do Acarajé, conhecido pela qualidade de seu bolinho que dá nome à casa; e o Holy Burguer, conhecido por seus hambúrgueres fartos com batata frita sequinha servidos na região central.
Além disso, uma das atrações que animam a tarde do Festival é o músico e compositor pernambucano José Alves Sobrinho, o Zé Pitoco. Com 50 anos de carreira, o artista sobe ao palco com a cantora convidada Vanessa Moreno, que também participa de seu disco “O Forró de Zé Pitoco”, para apresentar canções cheias de energia, suingue, poesia e muito gingado. Ainda se apresenta no evento o Pé de Manacá, grupo de forró de rabeca de São Paulo, composto por quatro mulheres. E nos intervalos, estarão presentes para animar o dia o DJ Yve & DJ Dani Castor , pertencentes ao Coletivo Uh! Manas TV.
O projeto do Festival Cultura de Boteco é idealizado pela Sociedade Paulista de Cultura de Boteco (SPCB), comandada pelo jornalista Miguel Icassatti, e desde 2016 leva para diversos pontos de São Paulo o que de melhor os botequins mais amados da cidade têm a oferecer. Esta edição é realizada pela Muda Cultural em parceria com o Museu do Futebol e viabilizada pelo Programa de Ação Cultural (ProAC).
Por fim, a exposição principal do Museu do Futebol estará aberta para visitação durante o dia do Arraial, das 9h às 17h, com permanência permitida até às 18h. No final de semana, há a possibilidade de fazer visitas mediadas pelo time de educadores, com grupos de até dez pessoas, formados por ordem de chegada na entrada, às 10h e às 14h.
SERVIÇO
Festival Cultura de Boteco – Arraial do Charles Miller
Data: 25/06, sábado
Horário: Das 11h às 19h
Local: Área externa do Museu do Futebol
Valor: Gratuito
Ingresso para o museu: Gratuito
Museu do Futebol
Praça Charles Miller, s/n – Pacaembu – São Paulo
De terça a domingo, das 9h às 18h (entrada permitida até as 17h)
Toda primeira terça-feira do mês, até as 21h (entrada até 20h)
R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)
Crianças até 7 anos não pagam
Grátis às terças-feiras
Garanta o ingresso pela internet: https://bileto.sympla.com.br/event/67330
Estacionamento com Zona Azul Especial – R$ 5,75 por três horas
CARDÁPIO
Cannoli do Calimano
Cannolo tradicional, Cannolo limão siciliano, Cannolo doce de leite, Cannolo creme pasticcere (R$ 12, cada); Cannolo pistache e Cannolo Nutella (R$ 16, cada); Panini de porchetta (R$ 35); Panini de caponata (R$ 30).
Carlinhos Restaurante
Arais de carne (R$ 19); Arais de carne com queijo (R$ 23) e Arais de záatar – vegetariano – (R$ 23).
Dr. Costela
Sanduíche de costela artesanal desfiada com queijo (R$ 28).
Família Kariri
Sanduíche cabra da peste (R$ 25); Bolinho de baião de dois 4 unidades (R$ 25); Baião de dois tradicional e vegetariano (R$ 30).
Holy Burger
Coxinha de frango (R$ 35, com 4 unidades); Cheeseburger (R$ 25).
Hilda Botequim
Torresminho (R$ 29/ 300g); Buraco quente “Vó Hilda” – pão francês recheado c/ carne moída ao molho de cerveja escura – Estilo Dunkel – (R$ 25); Caldinho de feijoada (R$ 19/ 300ml;Versão Vegetariana Creme de palmito acompanha farofa de pão (R$ 19/300ml);
Combo Kids: Batata Frita Smile 300g + Brigadeiro de colher (R$ 29); Arroz-doce de doce de leite, coberto com castanhas e raspas de limão (R$ 19/250g); Chocoardente (chocolate cremoso com toque de cachaça) (R$ 19/300ml).
Miquelina Focacceria
Pinsa Margherita (molho tomate, mussarela e manjericão, R$ 29); Pinsa Napolitana (molho de tomate, mussarela, tomate cereja e azeitonas pretas picadas, R$ 32); Pinsa de Parma (creme de gorgonzola, rúcula, presunto cru, straciatella e pesto de manjericão, R$ 36); Pinsa Mortadela (creme de mussarela, mortadela, straciatella, geleia de pimenta e raspas de limão, R$ 36). Sanduíches de focaccias: Mortadela (mortadela, straciatella, raspas de limão, R$ 27); Parma (mussarela, rúcula, presunto cru, tomate seco e pesto de manjericão, R$ 33); Rúcula (mussarela, straciatella, rúcula e tomate seco; R$ 30).
Rota do Acarajé
Acarajé no prato (R$ 32); Bobó de camarão (R$ 38); Dadinhos de tapioca (R$ 29, porção com 10 unidades); Dadinhos de tapioca com camarão (R$ 32); Bolo de manteiga de garrafa (R$ 16).
Sobre a Sociedade Paulista Cultura de Boteco
Fundada em 2015, a Sociedade Paulista de Cultura de Boteco (@spculturadeboteco) é um projeto de conteúdo e eventos gastronômicos idealizado pelo jornalista Miguel Icassatti. No pilar de conteúdo, Icassatti criou em 2007 o blog Boteclando, atualmente hospedado no portal UOL. Desde 2016, o jornalista é titular da coluna Cultura de Boteco, na rádio BandNews FM, e iniciou a trajetória com eventos em que os botecos vendem seus petiscos e receitas a preço acessível, sem abrir mão da qualidade. Lollapalooza, Festa da Diretoria – Sambódromo, Virada Cultural de São Paulo, Festa Junina do Club Athletico Paulistano e Mondial De La Bière são alguns eventos em que a @spculturadeboteco esteve presente.
Sobre a Muda Cultural
A Muda Cultural é uma agência especializada na criação de estratégias, gestão de patrocínios e realização de projetos culturais financiados por leis de incentivo. Há mais de dez anos no mercado cultural, a empresa tem como missão qualificar a experiência de vida das pessoas e expandir suas potencialidades ao promover contatos de diferentes comunidades com a arte e a cultura. Sob esse propósito, a Muda conecta marcas a seus públicos de interesse, seja na gestão de investimentos sociais privados ou na concepção e desenvolvimento de projetos. Com uma extensa rede de colaboradores e parceiros, a agência navega entre os universos artístico, de produção e de gestão cultural, o que engloba concepção, curadoria artística, produção de conteúdo, planejamento e execução de iniciativas culturais. Para saber mais, visite: http://mudacultural.com.br/.
Projeto viabilizado pelo Programa de Ação Cultural de São Paulo (ProAC).
Parceria: Museu do Futebol
Apoio: Movida e vinho Gato Negro
Realização: Sociedade Paulista de Cultura de Boteco, Muda Cultural e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo
Sobre o Museu do Futebol
Localizado numa área de 6.900 m² no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu, o Museu do Futebol foi inaugurado em 29 de setembro de 2008 e é um dos museus mais visitados do país. Sua exposição principal, distribuída em 15 salas temáticas, narra de forma lúdica e interativa como o futebol chegou ao Brasil e se tornou parte da nossa história e nossa cultura. É um museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, concebido pela Fundação Roberto Marinho e administrado pela Organização Social de Cultura IDBrasil Cultura, Educação e Esporte.
PATROCÍNIOS E PARCERIAS
A Temporada 2022 do Museu do Futebol tem patrocínio máster da Goodyear. Os patrocinadores são: EMS Farmacêutica, Movida Aluguel de Carros e Grupo Eurofarma. Tem como apoiadores: Evonik Brasil, Syngenta, Yamaha e Lojas Torra; e como empresas parceiras: Banco Safra, Eaton, Perfetti Van Melle Brasil e Grupo Zanchetta. A Rádio CBN, UOL, Revista Piauí, Gazeta Esportiva e Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux são seus parceiros de mídia. A Temporada é realizada pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Fonte: Museu do Futebol