Sorocabano do Chevrolet Cruze #51 tem grandes memórias da pista gaúcha, como manobra pela vitória nas voltas finais e ultrapassagem quíntupla
Depois de um hiato de duas temporadas, a Stock Car retorna neste fim de semana à pista gaúcha do Velopark para sua primeira corrida com a atual configuração dos carros da categoria, com as carrocerias de linha instaladas sobre os chassis tubulares.
A jornada marca também a estreia do sorocabano Átila Abreu com a Pole Motorsport no travado autódromo de 2.278m. A organização chefiada pelo engenheiro Joselmo “Polenta” Barcik, que corre em 2022 com o nome oficial de equipe Shell V-Power, faz a primeira etapa de sua curta e já vitoriosa história na pista localizada no município de Nova Santa Rita.
Tanto piloto como chefe de equipe, atuando em outras organizações, já conquistaram resultados importantes no Velopark.
Foi nesta pista que Átila conquistou sua terceira vitória da carreira, na temporada de 2011. Até então o vice-campeão de 2014 havia triunfado apenas em circuito de rua e o resultado conquistado sob chuva e com direito a ultrapassagem no final da corrida o credenciou como uma das estrelas em ascensão da maior categoria do Brasil à época.
Em 2015, mais uma vez o Velopark entrou na história da categoria e do competidor do Chevrolet Cruze #51. No fim de semana em que completava 100 provas pela Stock Car, Átila foi muito sagaz no uso do botão de ultrapassagem na reta principal, deixando nada menos que cinco concorrentes para trás na mesma manobra. O lance foi reconhecido ao término daquela temporada como a mais bonita ultrapassagem do ano.
Agora, o competidor e a equipe Shell V-Power têm nada menos que quatro oportunidades para continuar escrevendo a trajetória de sucesso. O Velopark recebe a primeira etapa dupla do calendário, com duas corridas no sábado e outras duas no domingo. São nada menos que 112 pontos em disputa, o que pode permitir ao competidor de Sorocaba um salto da 14ª colocação nos pontos para a primeira metade do top10.
Os treinos livres acontecem nesta sexta-feira. No sábado e no domingo a programação é similar, com um treino de aquecimento, o quali e as duas corridas na sequência.
O que ele disse:
“A pista do Velopark é um traçado de personalidade única, que demanda muita atenção das equipes. Ao mesmo tempo em que é uma pista curta e travada, apresenta os tempos de volta mais parelhos. Qualquer décimo de segundo na Stock Car faz muita diferença pela tradicional competitividade da categoria -e mais ainda no Velopark. É a primeira vez com a atual configuração dos carros neste circuito e a adaptação será fundamental para o sucesso no fim de semana, uma vez que há pouco tempo para mudanças radicais entre os treinos livres, quali e corridas. Gosto muito de correr no Rio Grande do Sul e estou confiante que teremos uma boa jornada aqui com o Chevrolet Cruze #51”
Átila Abreu
Stock Car – Etapas 5 e 6 – Velopark
Sexta-feira, 1º de julho
09:00 – 09:10 – Shakedown
12:00 – 12:30 – Treino livre 1 – Grupo 1
12:40 – 13:10 – Treino livre 1 – Grupo 2
15:25 – 15:55 – Treino livre 2 – Grupo 1
16:05 – 16:35 – Treino livre 2 – Grupo 2
Sábado, 2 de julho
08:30 – 08:40 – Warmup
09:15 – 10:00 – Quali – Etapa 5
14:10 – Corrida 1 – 30 minutos +1 volta
14:48 – Corrida 2 – 30 minutos +1 volta
Domingo, 3 de julho
09:00 – 09:10 – Warmup
09:45 – 10:30 – Quali – Etapa 6
14:10 – Corrida 1 – 30 minutos +1 volta
14:48 – Corrida 2 – 30 minutos +1 volta