Características do travado circuito de 3.055 metros não são exigentes com a intensidade dos freios, mas manter temperaturas altas para evitar travamentos é essencial segundo a Fras-le
Londrina (PR) recebe neste final de semana a quinta etapa a Copa Truck. Será a segunda vez que a pista do norte paranaense recebe categoria, marcando a abertura da segunda metade da temporada 2022, que tem nove etapas programadas em seu calendário. As corridas serão disputadas neste domingo (10) a partir das 13 horas, com transmissão ao vivo de Band, SporTV e plataformas oficiais digitais da categoria.
Será a segunda vez que a Capital do Café, como Londrina é conhecida, recebe a Copa Truck. A primeira ocasião foi em 2019, com pole position e vitória de Beto Monteiro na corrida 1 e de Renato Martins na corrida 2.
O circuito do Autódromo Internacional Ayrton Senna, inaugurado em 1992, tem 3.055 metros de extensão e é conhecido por ser extremamente técnico e travado, proporcionando médias de velocidade mais baixas por volta. São nove curvas e sentido anti-horário em subidas e descidas.
Por estas características, e suas duas retas de 450 (principal) e 660 metros (oposta) – consideradas curtas em comparação com outros autódromos do país, como Interlagos e Goiânia, por exemplo – o circuito tem em média uma curva para cada 340 metros de pista.
Apesar disso, o final das duas retas traz as frenagens mais fortes de todo o circuito. “Ao final da reta principal reduzimos de 200 para cerca de 60 km/h na primeira curva”, destaca o piloto Jaidson Zini, da equipe ASG Motorsport (Mercedes-Benz). “Na reta oposta é parecido, com o desafio extra de ser uma freada em descida, muito exigente. A Fras-le vem fazendo um ótimo trabalho, nos trazendo eficiência e segurança nas frenagens”, destacou.
O principal desafio, segundo os pilotos e segundo a Fras-le, fornecedora oficial das pastilhas de freio da Copa Truck, é manter a temperatura ideal dos freios. Com a demanda mais baixa em comparação a outros circuitos, a tarefa é manter as temperaturas um pouco mais altas que a média afim de evitar travamentos de roda. “O trabalho do piloto na refrigeração dos freios com água, que ele controla do cockpit, é não exagerar, pois com temperaturas mais baixas nas pastilhas é fácil travar os pneus”, lembra Roger Lusa dos Santos, engenheiro de aplicação da Fras-le.
As atividades de pista serão abertas na sexta-feira (8) com dois treinos livres, às 11h10 e 15 horas. No sábado (9), o terceiro treino livre será realizado às 8h45 e a classificação para definição do grid de largada, às 12h30. No domingo (10), a primeira largada será dada às 13h10 e a segunda, às 14h45.
A Fras-le, maior fabricante de materiais de fricção da América Latina e um dos líderes mundiais, é a fornecedora oficial de pastilhas de freio para a Copa Truck, proporcionando eficiência e segurança nas frenagens dos caminhões mais rápidos do planeta.
Fala, piloto!
“Londrina é uma das pistas mais travadas do calendário, e os freios são bem exigidos. As pastilhas Fras-le são bem usadas, porque a pista tem muita freada e pouca reta para refrigerar. Então o esforço é muito grande, colocando à prova toda a qualidade do equipamento. Pista técnica, curvas em subida, descida, e o piloto tem que saber exatamente como e onde frear, além de fazer um gerenciamento muito bom das temperaturas”.
(Beto Monteiro, R9 Competições, Volkswagen #88)
A pista de Goiânia na visão da FRAS-LE
“A pista de Londrina talvez seja uma das etapas da temporada que menos exige dos freios em termos de intensidade de frenagem. As pastilhas de freio da Fras-le são desenvolvidas para operar em condições extremas, garantindo uma performance de frenagem elevada, mesmo em altas temperaturas. Neste caso, onde a demanda é mais baixa, o grande desafio para que os pilotos obtenham uma performance ideal dos freios, sem que as pastilhas fiquem tão agressivas, é buscar o equilíbrio entre refrigeração dos freios via água a fim de manter uma temperatura um pouco mais alta, e assim, evitar travamentos desnecessários dos pneus”.
(Roger Lusa dos Santos, Engenheiro de Aplicação da Fras-le)
5ª Etapa – Copa Truck 2022
LONDRINA (PR)
Autódromo Internacional Ayrton Senna
Extensão: 3.055 metros
Sentido: anti-horário
Curvas: 9 (3 à direita e 6 à esquerda)
Inauguração: 1992
Previsão climática: Mínima de 11ºC e Máxima de 28ºC; com clima majoritariamente ensolarado, sem previsão de chuvas.
PROGRAMAÇÃO DA ETAPA
Sexta-feira, 8 de julho
11h10: 1º Treino Livre
15h00: 2º Treino Livre
Sábado, 9 de julho
08h45: 3º Treino Livre
12h30: Classificatório
Domingo, 10 de julho
09h00: Warm Up
13h10: Largada Corrida 1
13h45: Largada Corrida 2
Classificação do campeonato (Top-10):
1. Beto Monteiro, 139 pontos
2. Wellington Cirino, 133
3. Felipe Giaffone, 122
4. Paulo Salustiano, 102
5. Debora Rodrigues, 101
6. Roberval Andrade, 84
7. Adalberto Jardim, 68
8. Luiz Lopes, 65
9. Jaidson Zini, 64
10. Regis Boessio, 46
Sobre a FRAS-LE:
No mercado há mais de 68 anos e uma das cinco maiores fabricantes mundiais de materiais de fricção, a Fras-le, que faz parte das Empresas Randon, é uma marca reconhecida globalmente. Com mais de 12 mil referências nas marcas FRAS-LE & Lonaflex, a empresa coloca ao alcance do consumidor uma linha completa de produtos de fricção da mais alta qualidade, desenvolvidos e testados em seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, um dos mais bem equipados do mundo, que conta com laboratórios químico, físico, piloto e o Centro Tecnológico Randon, um centro de testes por excelência.
A empresa expandiu seu portfólio com a aquisição, em 2012, da Controil, que fabrica componentes para freios e embreagens e polímeros automotivos. Em 2018, mais 2.500 referências com a marca FREMAX foram incorporadas ao mix de produtos da FRAS-LE, com a aquisição da empresa, que produz discos, tambores de freios e cubos de roda.
Desde 2016, a Fras-le é a fornecedora oficial das pastilhas de freio dos carros da Stock Car, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge. A FREMAX, desde 2004, também é a fornecedora oficial dos discos de freio da Stock Car, assim como das categorias Stock Light, Mercedes-Benz Challenge, Porsche GT3 Cup, Sprint Race e Old Stock
Recentemente, a FRAS-LE concluiu a aquisição da Nakata Automotiva que, dentre os principais itens estão amortecedores, terminais e barras de ligação e direção, pivô e bandejas de suspensão, juntas homocinéticas, componentes de eixos cardan e diferencial.
A Fras-le, seja através das suas aquisições ou no desenvolvimento de materiais mais inteligentes (mais leves, eficientes e com materiais primas mais sustentáveis) tem construído uma plataforma cada vez mais diversa, de itens fricção e não fricção, estando atenta aos movimentos e necessidades do mercado global.
FRAS-LE
Site: www.fras-le.com
Facebook: @FrasleOficial
Instagram: @frasleoficial