Liliane Rocha, empreendedora negra e uma das 50 Mulheres de Impacto da América Latina, atua para aumentar a presença de mulheres negras nas empresas

Com o objetivo de visibilizar a luta das mulheres negras contra o preconceito, opressão e falta de oportunidades em diversos setores, o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha passou a ser celebrado em 25 de julho. A data foi criada em 1992, durante o 1º Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas, que aconteceu em Santo Domingo, República Dominicana, um importante marco que estimulou a Organização das Nações Unidas (ONU) a assumir a responsabilidade de pautar questões de raça e gênero em suas estratégias.

Aqui no Brasil, a data também celebra a líder quilombola, Tereza de Benguela, símbolo de luta e resistência do povo negro, que foi reconhecida pela Lei nº 12.987, de 2 de junho de 2014, como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, data de mobilização por igualdade de direitos.

Na América Latina e Caribe cerca de 200 milhões de pessoas se identificam como afrodescendentes, correspondendo a 30% da população dessas regiões, segundo a Associação Rede de Mulheres Afro-Latinas, Afro-Caribenhas e da Diáspora (Mujeres Afro). Apesar da presença expressiva nessas populações, negros ainda são as pessoas mais afetadas pela pobreza, marginalização e pelo racismo, sendo que mulheres negras enfrentam barreiras ainda maiores.

Um estudo de 2018 do pesquisador brasileiro e PHD em Sociologia Luiz Valério Trindade mostra que 81% dos comentários depreciativos nas redes sociais brasileiras tem mulheres negras como alvo. Para a executiva negra, CEO e Fundadora da Gestão Kairós, Liliane Rocha, isso se dá por conta do racismo estrutural. “Quando as mulheres negras passam a se destacar e serem reconhecidas em suas áreas de atuação, e esse sucesso começa a repercutir nas redes sociais, há a prova de que, apesar das desigualdades sociais, elas conseguiram, em alguma medida, romper um ciclo e sair da posição subalterna. Os ataques são a manifestação do racismo enraizado na sociedade brasileira”.

Outro dado que reforça as desigualdades enfrentadas pelas mulheres negras na região é da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal). Em um relatório divulgado no início de junho, a instituição aponta um cenário econômico preocupante no curto prazo, no qual 33% da população da América Latina estará em situação de pobreza. Desses, quase 15% estará em situação de pobreza extrema, ou seja, são pessoas que terão menos de R$ 9 por dia para viver. Outro dado ainda mais assustador: até dezembro de 2022, 94,4 milhões de pessoas da região não conseguirão fazer três refeições diárias. A pesquisa também destaca que as famílias negras chefiadas por mulheres são as mais atingidas pela falta de comida, com 63% dos lares em algum patamar de insegurança alimentar.

E o emprego é um dos caminhos para minimizar o impacto desses números! No Brasil, o salário das mulheres negras ainda é 57% menor do que de homens brancos, 42% menor do que de mulheres brancas e ainda recebem 14% a menos do que os homens negros. Os dados são de um levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e levam em conta os rendimentos de 2019.

Além dessa diferença salarial, outro ponto que precisa ser analisado é a baixa empregabilidade de mulheres negras. Aqui no Brasil, essa questão ainda está longe de ser resolvida considerando os dados do estudo inédito Representatividade, Diversidade e Percepção – Censo Multissetorial da Gestão Kairós, confirmando um abismo de desigualdade para mulheres negras em atuação nas empresas. O estudo contou com a participação de mais de 26 mil respondentes, apontando que mulheres negras no quadro geral das empresas é de somente 8,9%, em um contingente de 32% de mulheres. Já em cargos de gerência e acima, o cenário é ainda mais desafiador, com apenas 3% de mulheres negras em uma população de 25% de mulheres líderes.

“É possível observar que, quanto mais marcadores identitários, menor é a representatividade de mulheres negras dentro das empresas. Estamos acostumados a universalizar a questão da mulher pela mulher branca e quando olhamos para a mulher negra a gente vê que, estatisticamente, o abismo de direitos ganha proporções ainda maiores, por isso é urgente que as lideranças das empresas criem políticas que garantam efetivamente a igualdade racial e de gênero, assegurando o acesso a oportunidades e direitos básicos como educação, saúde e emprego, além, é claro, de combater a discriminação em todos os espaços. Só dessa forma conseguiremos acabar com a invisibilidade das mulheres negras”, acredita Liliane Rocha.

Sobre a especialista:

Liliane Rocha – Fundadora e CEO da Gestão Kairós – Consultoria de Sustentabilidade e Diversidade. Especialista há 17 anos em Sustentabilidade e Diversidade em grandes empresas. Foi eleita recentemente uma das 50 Mulheres de Impacto da América Latina pela Bloomberg Línea. É Conselheira Consultiva de Diversidade da AmBev, da Novelis do Brasil, do CEO’s Legacy – Iniciativa da Fundação Dom Cabral e do Conselho do Futuro do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa).

Docente na Pós-Graduação de Sustentabilidade e Diversidade na FIA /USP, no SENAC e na Pós-PUCPR Digital. Mestre em Políticas Públicas e MBA Executivo em Gestão da Sustentabilidade pela FGV, Especialização em Gestão Responsável para Sustentabilidade pela Fundação Dom Cabral, e Relações Públicas pela Cásper Líbero.

Autora do livro “Como ser um líder inclusivo”, detentora oficial do conceito Diversitywashing – Lavagem da Diversidade – no Brasil, desde 2016. Colunista da Época Negócios, na coluna Diversifique-se, da VOGUE, na coluna Negócios e, mais recentemente, do InvestNews, na coluna ESG News com Liliane Rocha. Reconhecida por três anos consecutivos como uma das 101 Lideranças Globais de Diversidade e Inclusão pelo World HRD Congress.

 Fonte: Arcow

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.