Foi com música, dança circular e soltura de balões branco, na frente do Centro de Memória, que neste domingo (17/7), em Diadema, amigos, parentes e integrantes do Programa Mulheres em Movimento homenagearam Elza Neves Gomes, moradora da cidade, falecida no último dia 3 de julho.

Dona Elza do Mulheres, como todos a conhecia, foi uma das primeiras alunas do programa municipal de ginástica, que além de exercícios físicos, também oferece, para quem participa, conscientização sobre cidadania, gênero, saúde e direitos femininos.

Dos 76 anos de existência da paulista Elza, metade foi frequentando as aulas dos Mulheres em Movimento. Com seu marido Esmerelo cuidou dos filhos Marcos, Márcia e Suzana e foi avó de Heloísa, Eduardo e Vitor.

“Ela foi uma das pioneiras do programa Mulheres, que lutou para que ele existisse e permanecesse. Ela é única e teve um olhar além, que resultou na sua batalha pela melhoria da nossa cidade, pela cidadania e pelos direitos das mulheres. Essa marca dela vai ser a nossa força para continuar”, declarou a secretaria de Esporte e Lazer Luciana Avelino.

No ato de homenagem, o prefeito José de Filippi Júnior e a primeira-dama Inês Maria de Filippi se encontraram com familiares de Elza e dirigindo ao filho dela, Marcos, o prefeito disse: “sempre que encontrava com sua mãe, antes do abraço vinha o sorriso. Aí me lembrei de uma frase que diz, que o sorriso é um aviso que o coração está em casa. É assim que vou lembrar da Elza”, disse o prefeito”.

Muito emocionado, Marcos falou da mãe com saudade e carinho. Ele relatou que a sua trajetória foi firmada em estimular as pessoas a realizar sonhos, a lutar pela comunidade e a ter coragem. “Que cada um de nós possa escolher levar o legado que a Dona Elza nos deixou, a alegria diária, a paz do seu sorriso e o amor que ela transbordava”, concluiu.

A vereadora Lilian Cabrera também participou da homenagem. Foi dela os dois projetos de lei que garantiram a continuidade do programa Mulheres em Movimento em Diadema e que fez dele uma política pública em ação até os dias de hoje. “Dona Elza teve uma participação ativa e importante nesses dois momentos”, declarou Lilian.

A cerimônia foi encerrada com a apresentação de um vídeo com vários depoimentos de Elza, elaborado pela neta Heloísa, e o Coral Mulheres, além de canções de Milton Nascimento, também cantou “Trem Bala, de Ana Vilela.

Em seguida muitos balões brancos foram soltos e voaram ao firmamento avisando: Dona Elza presente!

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.

The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.