“Há mais de dois anos eu não subia em um palco para tantas pessoas. A minha única audiência durante o período de pandemia era o meu cachorro. Estou feliz e honrado de estar aqui com vocês e com os meus parceiros de banda”. Foi desta forma que Joe Perry, um dos melhores guitarristas do mundo, traduziu a alegria de fazer parte da programação do Samsung Best of Blues and Rock 2022. Com edições gratuitas em Porto Alegre e em São Paulo, o festival retomou as atividades neste final de semana em uma celebração à música instrumental.
Um público de mais de 47.000 pessoas compareceu aos eventos em Porto Alegre (Parque Farroupilha , Redenção) e São Paulo (Parque Ibirapuera). Em Porto Alegre, na última sexta-feira, o Samsung Best of Blues and Rock 2022 trouxe Ian – Ocaradometal, responsável pelo primeiro show da noite. “Meu objetivo é apresentar o rock e o metal para um público jovem e esta é uma ótima oportunidade”, ele afirmou em entrevista. Na sequência, o músico Yohan Kisser, filho do guitarrista Andreas Kisser, da banda Sepultura, fez um show em que mostrou a pluralidade de sons possíveis, indo de Strauss a Frank Zappa. E o lendário fundador e guitarrista do Aerosmith, Joe Perry, encerrou a programação, na qual executou músicas do seu trabalho-solo, o “The Joe Perry Project”, com uma banda estelar, formada por Gary Cherone (Extreme, Van Halen), Buck Johnson (Aerosmith, Doobie Brothers, Hollywood Vampires), Chris Wyse (Hollywood Vampires, The Cult, Ozzy Osbourne) e Jason Sutter (Chris Cornell, New York Dolls e Cher).
No domingo, em São Paulo, a celebração também foi grandiosa na plateia externa do Auditório Ibirapuera e teve o jornalista Zeca Camargo como mestre de cerimônias. Além de Joe Perry e Yohan Kisser, a edição paulistana do festival contou com o show da percussionista Lan Lahn, que apresentou uma fusão de ritmos, indo dos afro-sambas de Vinicius de Moraes e Baden Powell ao manguebeat da Nação Zumbi. O espetáculo teve a participação especial da percussionista Silvanny Sivuca, que integra a banda do rapper Emicida e a banda fixa do programa “Caldeirão com Mion”, da Rede Globo.
Realizado pelo Instituto Dançar e apresentado pelo Ministério do Turismo por meio da Secretaria Especial da Cultura, o Samsung Best of Blues and Rock 2022 contou com patrocínio da Samsung e cumpriu com excelência o seu objetivo de trazer o blues e o rock para perto do público, de forma acessível e gratuita
Sobre o festival
A plataforma Best of Blues and Rock foi criada com o ineditismo de conectar gêneros musicais como o Blues, Rock e Jazz a um conjunto de ações que envolve música, cultura, tecnologia, inovação, acessibilidade e educação. Já foram mais de 314 intervenções e shows realizados, 285 artistas, entre eles: Buddy Guy, George Benson, Tom Morello, Joss Stone, Chris Cornell, Jeff Beck, Richie Sambora e outros nomes. Com público de mais de 1,4 milhão de pessoas nos shows gratuitos, a Samsung tem o naming rights da plataforma desde 2014. Considerado o maior festival do gênero no país pela TV Cultura e o festival de Blues mais importante da América Latina pelo UOL, o Samsung Best of Blues and Rock provou ser uma potente ferramenta de marketing, um forte estímulo de promoção cultural, empregabilidade e apoio a artistas em ascensão.
Sobre o Instituto Dançar
As atividades do Instituto Dançar se iniciaram em 2003, a partir do anseio do grupo Dançar Marketing de atuar em prol dos interesses da comunidade. Inicialmente sob o nome de Dançar Comunidade, em 2008 a organização social passou a se chamar Instituto Dançar, atuando em compromisso com o desenvolvimento social, a democratização da cultura e a acessibilidade. Ao longo de sua trajetória, o Instituto Dançar promoveu mais de 400 eventos gratuitos, atendendo cerca de 500.000 mil crianças e adolescentes em iniciativas sociais, além do público geral, em diversos projetos concebidos sob medida para empresas como AstraZeneca, Droga Raia, Grupo Ultra, Nestlé, Samsung, Visa, entre outras. Enxergando as artes e o entretenimento como poderosas ferramentas de transformação da sociedade, o Instituto Dançar também passou a prestar consultorias e fazer a gestão de programações culturais para empresas interessadas em beneficiar as comunidades onde atuam. Seus principais clientes de consultoria socioculturais e políticas de patrocínios incluem marcas como Ambev, Deloitte, IBM, Libbs Farmacêutica, Roche, Vale e Volkswagen.
Fonte: Trovoa Comunicação